O esporte é uma das práticas mais antigas do ser humano. Embora tenha surgido como uma maneira de fugir de animais ameaçadores, caçar presas para alimentação ou vencer lutas contra outros humanos, hoje é uma forma saudável e pacífica de expressão física, recomendada para todas as idades, inclusive para crianças.

Neste post, saiba como e por que o esporte infantil é importante para o desenvolvimento completo dos seus filhos!

Desenvolvimento de habilidades motoras

O corpo, segundo o psiquiatra espanhol Julian de Ajuriaguerra, é uma estrutura interna fundamental para o desenvolvimento motor, mental e afetivo da criança. Vários outros estudiosos da área, como Piaget, indicam que a faixa etária de 0 a 7 anos é o momento mais importante para o desenvolvimento humano.

A prática de esportes nessa idade ajuda a criança a ter consciência do seu corpo, dos seus movimentos e da interação com o ambiente que está ao seu redor. As exigências de um esporte (como chutar ou arremessar uma bola no tempo correto) vão desenvolver a coordenação motora e o senso de espaço dos pequenos.

Melhora da cognição

Toda prática esportiva tem um conjunto de objetivos definidos: no futebol, por exemplo, cada time tem de trocar passes até o gol adversário. Pensar e descobrir como atingir tais metas sem cometer faltas ou erros, além de ter de tomar decisões rapidamente, é um fator estimulante para a melhora da cognição infantil.

Não é à toa que vários estudos apontam o fato de crianças que praticam esportes e têm aulas de educação física regularmente melhorarem o desempenho escolar, como publicado no Diário de Medicina do Esporte britânico.

Esporte infantil como ferramenta de socialização

Também é na primeira infância que começamos a criar laços de amizade e aprendemos como conviver em grupos, e o esporte pode dar uma grande ajuda nesse aspecto. Todas as modalidades, especialmente aquelas de prática coletiva, exigem cooperação para atingir o objetivo. A criança que pratica esportes compreende e valoriza a importância de trabalhar em grupo e respeitar o espaço e as ideias dos seus companheiros.

Do mesmo modo, muitas amizades duradouras são criadas pela expressão física. Um ambiente de disputa saudável, no qual todos buscam seu melhor resultado sem deixar de respeitar o oponente e aceitar derrotas, cria um campo fértil para o desenvolvimento de relações amistosas.

Saúde perfeita

Uma velha máxima entre esportistas e professores da área diz que “esporte é saúde”, e um número crescente de estudos sobre o assunto confirma a tese, especialmente para crianças. Praticar exercício físico regularmente melhora a capacidade aeróbica, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e obesidade e mantém os músculos alongados e em boas condições.

E os benefícios não ficam somente com a saúde física: o exercício regular libera hormônios como a endorfina, que traz uma sensação de bem-estar e satisfação. Ele também facilita o ritmo de sono: os pequenos chegam cansados, dormem bem e acordam dispostos para um novo dia.

Neste post, vimos como é importante estimular a prática do esporte infantil. Com seus inúmeros benefícios para a saúde física, mental e para o desenvolvimento social da criança, manter o corpo em movimento é essencial. Estimule agora mesmo seus filhos a praticarem esporte!

Você tem alguma boa experiência envolvendo o esporte infantil? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!