Algumas pessoas acreditam que durante a infância não é necessário rigor quanto a regras, horários, prazos e obrigações, já que a vida adulta será repleta de tudo isso. Porém, é importante pensar que a rotina para crianças traz vários benefícios, por exemplo, noção de responsabilidade, segurança e melhor aproveitamento do tempo.

Uma criança que segue uma rotina bem definida já sabe o que vai acontecer durante seu dia e pode adaptar seu comportamento para as tarefas que irá cumprir, o que faz com que ela se sinta mais segura e orientada. Mesmo que a única atividade de seu filho seja a escola, uma rotina pode ajudar em seu desempenho e facilitar o dia a dia de toda a família.

Confira mais sobre como criar uma rotina para crianças:

Hora de dormir e de comer

Algumas atividades exigem mais atenção no estabelecimento de rotina, porque influenciam diretamente no desenvolvimento da criança, como o sono e a alimentação. Ter um horário certo para dormir e acordar proporciona melhor qualidade no sono, o que afeta diretamente no desempenho da criança até mesmo durante o período escolar — uma criança que dorme bem se mostra mais produtiva e apresente um desempenho melhor. Comer bem, em um ambiente sem interferências e com horários regulares também repercute de maneira positiva no organismo dos pequenos — quando nutridos da maneira adequada, eles crescem mais saudáveis e dispostos!

Defina prioridades

Além do horário do sono e das refeições, o horário da escola e das atividades escolares deve receber atenção especial. A criança precisa ter muito bem definido o tempo que deverá ser dedicado aos estudos e à lição de casa, e as outras atividades do dia nunca devem prejudicar esses momentos. Desse modo, ela crescerá dando valor ao estudo, se dedicando a ele com responsabilidade. Vale lembrar que a idade da criança é um fator que deve ser sempre considerado na hora da organização da rotina.

Monte uma agenda

Ter uma agenda semanal onde a criança possa visualizar sua rotina e as atividades que irá realizar é de extrema importância para desenvolver o senso de responsabilidade e o respeito com suas obrigações. Uma boa opção é colocar um mural ou quadro na parede ou na porta do guarda-roupas constando as obrigações e atividades da semana, com seus horários. O ideal é que a organização da agenda e da rotina não seja imposta pelos pais, mas definida em conjunto com seu filho, para que haja uma melhor adequação às necessidades e preferências e a criança sinta prazer em cumprir suas tarefas.

Hora da diversão

É fundamental que na agenda haja espaço para as brincadeiras e até mesmo um tempo ocioso, onde a criança poderá exercer sua criatividade e escolher o que fazer. Muitos pais acreditam que as atividades extracurriculares, como esportes, dança e música entram na parte da diversão, mas em alguns casos o desejo de realizar tal atividade não partiu da criança. É preciso atenção para que essas tarefas complementares não se transformem em sobrecarga, pois elas só são benéficas quando a criança sente satisfação em sua realização.

Participação dos pais na rotina para crianças

É preciso que ter equilíbrio nessa participação. Os pais não podem esperar que só porque houve a definição da rotina as crianças conseguirão se organizar sozinhas depois disso, mas também não pode haver uma cobrança excessiva e a presença constante deles para que tudo saia exatamente como planejado.  Os pais devem estar presentes para apoiar e orientar, principalmente no caso de crianças pequenas, mas devem dar espaço para que os filhos desenvolvam autonomia.

Viu só como a rotina para crianças é importante e traz vários benefícios? Para não perder outras dicas e informações como as de hoje, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que falamos por aqui!

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!