Uma grande preocupação de pais refere-se à utilidade dos jogos na educação infantil. Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens das brincadeiras com eletrônicos, porém poucas informações mostram-se realmente sólidas, de modo que esse ainda é um assunto que apresenta muitas dúvidas e contradições.

Descubra, no post de hoje, algumas dicas — baseadas em evidências — que irão instruí-los, de forma mais precisa e fundamentada, a respeito dos jogos eletrônicos na educação infantil. Confira!

Vantagens dos jogos na educação infantil

Vários jogos, sobretudo os eletrônicos, podem ser importantes na educação infantil. Os jogos de videogame, por exemplo, a depender da qualidade e frequência de utilização, demonstram ser positivos para o desenvolvimento da criança. Algumas vantagens — descritas no estudo de Cheryl Olson, publicado em 2010 na revista Review of General Psychology —, você confere a seguir:

Desenvolvimento cognitivo

Alguns exemplos de jogos eletrônicos encorajam crianças na leitura e pesquisa. Jogos como Age of Mythology, Civilization e Age of Empires podem incentivar o interesse por disciplinas como História e Geografia, além de agregar maior conhecimento cultural e de outros idiomas, por exemplo, preparando a criança para a compreensão de temas mais complexos e técnicos.

Socialização

Uma outra vantagem das brincadeiras com eletrônicos refere-se à socialização, principalmente quando se trata de jogos on-line. Crianças podem interagir mais a partir de atividades prazerosas, além de aprenderem a lidar com as características e diferenças individuais. Na pesquisa de Cheryl Olson, meninos com maiores dificuldades de aprendizado relatavam que as brincadeiras com videogames mostravam-se facilitadoras no que se refere a fazer novos amigos.

Criatividade

Jogos de videogame, principalmente os que objetivam o planejamento de estratégias e resolução de problemas, podem auxiliar no desenvolvimento cerebral e está relacionado às habilidades criativas, à tomada de decisão, à antecipação de consequências e à expressão da personalidade.

Outros benefícios

Os eletrônicos possuem ainda diversas outras vantagens, como aprimorar a coordenação motora, ensinar a lidar com sentimentos (como a raiva, a frustração e o estresse), motivar por meio da competição, agregar gosto por desafios, aumentar a curiosidade etc.

Relação entre déficit de atenção e jogos eletrônicos

O déficit de atenção é um comportamento que pode estar presente em distúrbios comportamentais, sendo mais comum em crianças e adolescentes que adultos.

Enquanto condição clínica, ele não possui como causa comprovada — até o momento — o uso exacerbado de jogos eletrônicos. Relaciona-se, sobretudo, a outras condições, como a dependência virtual e o comportamento antissocial, estando também relacionada a problemas como insônia e queda no rendimento acadêmico.

Dicas para os pais

Escolha o jogo

Escolher jogos que não sejam muito violentos e que tenham algum intuito educativo — mas que não sejam extremamente didáticos, para que a criança não perca o interesse — é uma maneira de agregar as vantagens dos jogos eletrônicos aqui descritas.

Limite o horário

Sabemos que dosar quantidade é tão importante quanto a qualidade. Por isso, defina horários específicos para os jogos, assim a criança não ficará mimada e nem sairá prejudicada em outras tarefas, além de você conseguir evitar problemas em relação à dependência e à socialização de seu filho.

Esteja presente

Você percebeu que os jogos na educação infantil podem mesmo ser úteis e vantajosos para o desenvolvimento, não é mesmo? Por isso, para certificar-se de proporcionar momentos de lazer mais saudáveis para seu filho, lembre-se de observar e acompanhar, sempre que possível, as brincadeiras com os eletrônicos.

Converse sobre os jogos, conheça cada um deles e observe o comportamento do seu filho e amigos durante os jogos, assim será mais fácil perceber e remediar quaisquer questões que considerar pertinente.

Atualmente, a presença da tecnologia e dos jogos na educação infantil é inevitável. Aos pais, resta aprender maneiras de incluí-los no dia a dia dos filhos de maneira benéfica e que seja divertido e agradável para todos na família.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma informação para adicionar ao post? Não esqueça de deixar suas respostas e opiniões nos comentários!

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store ou Google Play

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!