Muitas dúvidas surgem quando se trata da escolha da pessoa que vai cuidar das crianças. Essa decisão é um passo muito importante e deve ser tomada com cuidado para que não ocorram problemas futuros. Uma opção muito vantajosa é contratar uma babá profissional formada em pedagogia.

Com todas as atribuições do dia a dia, nem sempre é possível se dedicar integralmente ao cuidado e educação dos filhos e, quando isso acontece, pode ser que os pais acabem não tendo muito tempo para cuidar de si mesmos e de outras relações também importantes na sua vida.

Com o objetivo de auxiliar nesse processo, selecionamos algumas vantagens em contratar uma babá profissional formada em pedagogia. Acompanhe!

Qual é a diferença entre babá tradicional e babysitter?

Primeiro, é importante fazer a distinção entre uma babá tradicional e uma babysitter.

A babá é aquela pessoa contratada para trabalhar diariamente na casa da família, possui carteira assinada e realiza as atividades que normalmente seriam desempenhadas pelos pais.

Já a babysitter é contratada para curtos períodos, em horários flexíveis e sem vínculo empregatício. Suas funções são a de cuidar e brincar, auxiliar nas tarefas imediatas e suprir as necessidades emocionais da criança enquanto os pais estão fora.

O que faz um pedagogo na posição de babysitter?

O profissional formado em pedagogia é um especialista em educação e atua em processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, ele contribui qualitativamente para essa relação e fortalece a construção do conhecimento.

Esse profissional pode atuar em diversas áreas tanto educacionais como não-educacionais, como por exemplo: escolas, hospitais, empresas, entre outros.

Quais são as vantagens de contratar uma babysitter formada em pedagogia?

Existem inúmeras vantagens para contratar uma babysitter profissional no lugar de uma tradicional. Por meio da sua formação em pedagogia, essas babysitters são especialistas em educação, possuem um vasto conhecimento sobre atividades lúdicas, entendem sobre o desenvolvimento humano e são pessoas didáticas.

A pedagogia e as atividades lúdicas

Uma das vantagens ao optar por uma babá formada em pedagogia é que essas profissionais possuem um amplo repertório para realização de atividades lúdicas com as crianças.

Tais atividades são muito importantes para a estimulação do desenvolvimento do lado sensorial, da socialização e da criatividade, além de proporcionar um momento divertido.

A atividade lúdica promove também o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para a escolarização, como a atenção, a memória, a imaginação, etc.

Assim, a criança acaba se envolvendo mais nas atividades escolares, o que permite que ela se desenvolva cognitivamente.

A pedagogia e o desenvolvimento infantil

O profissional de pedagogia possui muitos conhecimentos na área do desenvolvimento humano. Assim, ao utilizar os conhecimentos sobre as diversas áreas responsáveis pelo desenvolvimento infantil, como o motor, a linguagem, a cognição e a socialização, a babysitter profissional será capaz de estimular o desenvolvimento dessas áreas.

O pedagogo é uma pessoa didática

A comunicação com as crianças nem sempre se dá de uma maneira fácil. Nesse cenário, o pedagogo aprende na sua formação a se comunicar de forma eficiente com a criança e a lidar com a totalidade desse universo.

Assim, essas profissionais são capazes de orientar as crianças e ensinar a elas novos comportamentos. Por exemplo, em uma família com duas crianças pequenas podemos imaginar a seguinte situação: um dos irmãos chega e pega um brinquedo da mão da outra criança.

Nesse caso, algumas pessoas agiriam da seguinte maneira: gritariam com a criança, tirariam o brinquedo da sua mão e devolveriam para a outra criança. Com essa atitude, o comportamento da criança de pegar um brinquedo “sem pedir” seria reforçado.

Usando os seus conhecimentos, a babysitter profissional pode dizer calmamente à criança “não pode” e ensiná-la a dizer ao irmãozinho “me empresta” em vez de simplesmente arrancar o brinquedo.

Hoje apresentamos as inúmeras vantagens ao se contratar uma babysitter profissional formada em pedagogia. Além disso, ao optar por essa profissional os pais terão a oportunidade de aprender diversas dicas e receber muitas orientações de estimulação do desenvolvimento e de atividades lúdicas para as crianças!

Gostou do post e decidiu que está na hora de contratar uma babysitter?

Download my app

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!