Encontrar uma babá que se encaixe no seio familiar não é fácil. É preciso uma grande pesquisa antes de trazer para casa uma pessoa que será responsável por alguém tão importante para nós: os nossos filhos. Porém quando muitos pais encontram uma babysitter adequada, competente e com experiência, acabam delegando a ela a responsabilidade de cuidar e prover a educação da criança.

Foi pensando nisso que preparamos este texto, com dicas especiais para a conscientização da importância do papel dos pais e como eles podem cooperar mutuamente com as babás para o desenvolvimento da criança. Confira!

Defina corretamente as funções da babysitter ou Babá

Não são poucas as famílias que, até mesmo no tempo livre, deixam os filhos sobre os cuidados da babá. Mas esse é um erro que você não deve cometer. As funções da babysitter devem ser bem definidas para que a figura de autoridade e responsável pela educação da criança em casa — que deve ser a dos pais — não seja substituída pela da cuidadora.

Estabeleça as obrigações da profissional para atender aos pequenos, adaptando-se a idade deles — especialmente até os 6 anos de idade, quando os cuidados são redobrados. A partir dos 7 anos, ela já pode participar da organização da agenda e da rotina das crianças, além da alimentação, da ida à escola e de outros compromissos.

Também é necessário elaborar uma rotina junto à babá para ajustes de tarefas e para um feedback sobre seus filhos. Esse diálogo é importante para manter um relacionamento saudável com a pessoa que estará presente no dia a dia das crianças.

Não delegue suas obrigações como pai e mãe

Há pouco falamos sobre a participação da babá na rotina do seu filho. Ela oferecerá o suporte que você precisa para conciliar sua rotina de trabalho e suas obrigações como mãe, porém não pode exercê-las por você.

Mesmo com uma agenda atribulada, converse com seu companheiro e, juntos, equilibrem como vocês vão participar da vida das crianças. Atividades corriqueiras e simples nas quais vocês estejam presentes, como ajudar nas tarefas de casa, ler história para eles antes de dormir ou estar presente na hora das refeições mostram que ambos os pais se importam afetivamente e que eles terão sempre uma referência a seguir.

Não terceirize a educação da criança

Com o dia a dia atarefado, é comum que os pais deleguem muitas tarefas às babás. Mas a função delas é dar suporte nos cuidados com as crianças, e não educá-las. Ao terceirizar a educação, a interação entre pais e filhos não acontece e o desenvolvimento social e emocional dos pequenos — que deveria ser saudável e estimulado constantemente — dificulta a criação de vínculos afetivos.

Por isso, não abra mão de educar seus filhos. Esses momentos são oportunidades de trocas de carinho e amor na formação deles e como eles vão se comportar em alguns anos no papel de pais por meio das transmissões de hábitos, valores e conhecimentos que você e seu marido compartilham. O papel de vocês influenciará diretamente na forma como a criança vê o mundo e se relaciona com outras pessoas.

Invista em babysitters com vocação e formação

Os laços que as crianças desenvolvem com seus cuidadores são muito fortes, e por isso, é essencial contratar babás que possuam experiência, formação, conhecimento e vocação de quem educa e cuida. Além disso, por estarem lidando com o desenvolvimento físico e intelectual dos pequenos, é de extrema importância que elas proporcionem uma experiência pedagógica dentro de casa, ajudando a família com toda a assistência necessária.

Contar com o auxílio de uma babysitter é um privilégio. Porém, é importante entender que ter alguém por perto na hora de cuidar do seu filho não significa o mesmo que terceirizar a educação da criança. Somente por meio das suas interações com os pequenos que os vínculos entre vocês serão fortalecidos.

Se você se identificou com esse texto, deixe nos comentários seu relato sobre como você e sua babá estão trabalhando juntos para melhor assistir às crianças. Estamos curiosos para saber!

Download my app

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!