• Suporte atendimento@clickbaba.com

MÉTODO CHINÊS PARA TIRAR AS FRALDAS EM UMA SEMANA

14 maio, 2019

MÉTODO CHINÊS PARA TIRAR AS FRALDAS EM UMA SEMANA

No Ocidente, estamos convencidos de que as crianças não estão prontas para o desenvolvimento do treinamento para o penico até que tenham dois anos de idade. Crianças de um ano realmente não conseguem chegar ao penico a tempo. Só que, na China, ninguém se importa onde o garoto(a) faz xixi. Na verdade, as crianças na China fazem xixi em todos os lugares.

Nossa equipe achou essa estória super interessante e pediu permissão para o Portal Paternidade para publicar o post aqui em nosso blog. Obrigado time Paternidade.

Acompanhei essa história, mas o pai pediu para ficar anônimo. As opiniões expressas na história não refletem as opiniões do portal Paternidade.

O fato de estarmos publicando essa história, no entanto, reflete a crença de que é importante compartilhar, respeitar e aprender com outras experiências. É uma leitura interessante e que vale a pena.

COMO EU CONHECI O MÉTODO CHINÊS

Quando meu filho tinha 2 anos, morávamos na China e o matriculamos em uma creche local. Ele ainda estava de fraldas – porque, bem, ele tinha dois anos e é assim que as crianças deveriam ser -, mas para as mulheres da creche, éramos bárbaros.

Não me entenda mal, foi estranho e confuso – mas funcionou.

Pai de menino

Em sua mente, até as crianças que eram jovens demais para falar podiam puxar o vestido de uma mulher para que ela soubesse que tinham que ir ao banheiro. E lá estávamos nós, caminhando com uma criança que não tinha sido treinada para o penico e ainda estava em suas próprias fraldas sujas.

“Não é bom! Vamos consertar isso.”

A gerente da creché

ELA FEZ, E EM UMA SEMANA

Por dois anos, lutamos para treinar nosso filho, e não chegamos a lugar nenhum. Mas uma creche chinesa conseguiu que ele fizesse xixi em um banheiro em apenas uma semana. Eles usaram “comunicação de eliminação”.

Os pais na China não fazem apenas algumas coisas diferentes – eles vivem em uma cultura totalmente diferente. E se você realmente quiser treinar seu filho no estilo chinês, você terá que aguentar muitos olhares e comentários tolos ao longo do caminho. Veja como fazer:

VESTINDO CALÇAS CROTCHLESS

Uma das primeiras coisas que você nota nos bebês na China é que em vez de usar fraldas, a maioria das crianças andam com calças justas: calças com grandes buracos bem no único lugar que você espera que qualquer artigo de vestuário que se preze cubra. Esse é o verdadeiro segredo de por que essas crianças não molham as calças – elas têm orifícios de virilha. Seria praticamente impossível sujá-los.

Para nós ocidentais, é uma visão chocante ver um monte de crianças vivendo totalmente livre e alegre. Mas, no que diz respeito à creche chinesa, não era nem de longe tão repugnante quanto usar fraldas. Do jeito que eles vêem, o pior cenário é que uma criança usando calças sem molas vai deixar uma bagunça em algum lugar. Se ele está do lado de fora, ele pode fazer xixi na grama; se ele estiver dentro de casa, você pode precisar pegar um esfregão.

OBSERVANDO SINAIS DE XIXI SAINDO

Mas se uma criança suja as fraldas apenas como xixi, demoramos muitas vezes para perceber. O garoto está preso em sua própria imundície e possivelmente tendo uma erupção cutânea até que alguém perceba e o limpe.

Parte do segredo do treinamento com “comunicação de eliminação” é observar as pequenas dicas de que seu filho te dá de que ele precisa usar o banheiro. Quando a criança é muito jovem para dizer qualquer coisa, você tem que ter um olhar especifico para os sinais e apressá-los para o penico antes que seja tarde demais. E isso funciona. Nós procuramos por expressões faciais e contorções e fizemos nosso melhor palpite sobre se ele tinha que fazer xixi ou não. E nós, certo, 50% do tempo.

Mas o que as pessoas não mencionam é que isso é muito mais simples quando o seu filho está usando calças sem fraldas. Por mais útil que possa ser a contração facial, é muito mais fácil saber que um acidente está chegando quando você consegue ver as primeiras gotinhas de xixi na calça.

PENDURADO NO PENICO

Na China, não há lugar legal para sair com seus filhos, quando você tem que carregar um penico de plástico em miniatura. É basicamente onde você acaba gastando metade do seu dia. Assim que um bebê for grande o suficiente para sustentar a própria cabeça, eles o jogarão no banheiro sempre que tiverem uma chance. Normalmente, eles os colocam sobre o penico com as mãos sob as coxas. Então, quando é hora de fazer xixi, eles assobiam.

O objetivo é fazer com que o bebê acostume com a ideia de que é para lá que eles devem ir ao banheiro. O apito, enquanto isso, cria uma reação pavloviana projetada para fazê-los fazer xixi no comando. Funciona surpreendentemente bem. Mas a única coisa que você tem que se preparar é passar muito mais tempo no banheiro.

FAZER XIXI EM LATAS DE LIXO

No Ocidente, estamos convencidos de que as crianças não estão prontas para o desenvolvimento do treinamento para o penico até que tenham dois anos de idade. Crianças de um ano realmente não conseguem chegar ao penico a tempo. É só que, na China, ninguém se importa onde o garoto faz xixi. Na verdade, as crianças na China fazem xixi em todos os lugares.

Foi uma das primeiras coisas que vi depois que meu avião aterrissou na China: um pai segurando seu filho sobre a cabeça como Simba antes do Pride enquanto um fluxo constante de urina fluía do garoto para uma lata de lixo. Eles vão fazer xixi nas lixeiras, eles vão fazer xixi nas árvores, e eles vão até mesmo chicotear e fazer xixi na calçada, bem onde todo mundo está andando. E isso funciona. Você só tem que estar pronto para fazer algumas coisas bem estranhas.

DECIDIR ATÉ ONDE VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A IR

Eu serei honesto, nós não fizemos tudo. Nós deixamos o nosso menino fazer xixi nas árvores, e até fizemos um treinamento intensivo de uma semana, sem calças, semelhante à versão americana de três dias de final de semana.

Eu não estava pronto a ter o nosso filho correndo por aí com um buraco nas calças ou fazendo xixi nas calçadas enquanto ele passeava pela cidade. Talvez, se tivéssemos deixado teria sido mais rápido, mas não estávamos dispostos a ir tão longe.

Essa foi a minha experiência com o método comunicação de eliminação. Funciona, mas é mais do que apenas uma técnica. É preciso uma cultura inteira para fazer funcionar. E se você for tentar por aqui, você precisará decidir o quanto está disposto a aguentar de comentários, reclamações e críticas.

Gostou de post? Compartilhe com seus amigo(a)s. Se você tem uma experiência da sua paternidade e quer compartilhar aqui, basta entrar em contato conosco pelo contato@paternidade.com.br.

https://paternidade.com.br/estagios-paternidade/metodo-chines-para-tirar-as-fraldas-em-uma-semana/

Equipe Click Babá

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.