Depois que o período da licença maternidade acabou e a mãe precisa reassumir suas atribuições no trabalho, muitas ficam no dilema sobre qual caminho seguir: escola ou babá? Antes de tomar qualquer decisão, é importante pesar os prós e contras de cada lado. Até mesmo porque não existe uma opção ideal e sim a que é melhor para você e sua família.

Para entender melhor sobre o assunto e fazer uma escolha mais acertada, tenha uma visão do cenário de uma maneira geral com o artigo de hoje. Confira!

Babá

A babá tem muitas vantagens (e desvantagens), se formos comparar os dois métodos. Conheça algumas delas:

Vantagens

Escolher uma profissional para tomar conta do seu filho pode trazer certas aberturas sobre como você gostaria que ele fosse educado, pois você consegue determinar que tipo de programa ele deve assistir, com que tipo de informação deve ter contato e outros pontos.

Além disso, caso você não esteja gostando da babá, você pode dispensá-la e optar pela contratação de outra pessoa.

Ela pode cuidar do seu filho como você mesma faria, mas tudo depende se ela é de confiança. Portanto, procure por indicações de amigas e conhecidas e fique tranquila nesse aspecto. Assim, você não fica preocupada sobre o tratamento que seu filho está recebendo e fica na segurança que ele recebe uma atenção exclusiva.

Muitas mães ficam preocupadas se a criança será devidamente estimulada ao desenvolvimento. Quando a criança fica com a babá, ela também desenvolve pontos como raciocínio, criatividade e independência.

Desvantagens

Se a babá precisa faltar ou ainda está em casa doente, muitas mães acabam ficando na mão e sem saber o que fazer com os pequenos.

Em questão de gastos, ter uma babá hoje em dia pode ser incrivelmente caro. Você precisa combinar um salário (que muitas vezes é superior ao salário mínimo), vale transporte, 13º salário, férias remuneradas, etc. Tudo isso sem contar com os gastos de FGTS, horas extras e registro dela como funcionária. Vale a pena colocar no papel e ponderar!

Escola

Assim como a babá, a escola também tem prós e contras:

Vantagens

As creches/berçários/escolas contam com profissionais altamente treinados e capacitados. Logo, fica mais fácil fazer com que seu filho receba o estímulo correto para a faixa etária que está.

Se o horário se encaixar com o seu, essa pode ser uma ótima opção. Assim, a criança melhora a socialização, faz amigos e se desenvolve – tudo isso na escolinha.

Desvantagens

Existe uma chance maior de a criança contrair determinadas viroses ou outros tipos de contaminação. O contágio acontece com mais facilidade e se alastra entre os amiguinhos rapidamente.

As escolas de hoje em dia também podem se revelar bem caras. Tudo isso sem contar com outros gastos, como material escolar, uniforme, alimentação (se ela não estiver incluída na mensalidade), transporte e a necessidade de atividades extras quando a escola não funciona, como férias e feriados prolongados.

Além disso, é bom ter cuidado, pois o que era uma grande vantagem pode acabar se transformando em desvantagem. Algumas escolas têm uma programação muito completa, fazendo com que a criança seja constantemente estimulada. Se isso é bom por um lado, por outro ela pode ficar estressada ou ansiosa, o que não é nada bom.

Afinal de contas, escola ou babá?

Como falamos, as duas escolhas têm prós e contras. A vantagem é que essa não é uma decisão definitiva. Você pode testar e ver qual dos dois modelos se adapta melhor à sua realidade hoje.

Considere hoje qual é a rotina da sua família, a remuneração mensal e se seu filho consegue se adaptar a nova situação com facilidade. Depois disso, observe se essa foi a decisão mais acertada. Caso não tenha sido, é só mudar!

Deixar o filho na escola ou babá é uma decisão difícil e que impacta muitas mães. Escolha a que se encaixa melhor para você e viva sem peso na consciência! Se esse conteúdo ajudou você, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Essa é uma maneira de ajudar outras mães a ponderarem os prós e contras de cada escolha.

Download my app

 

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!