Preocupados com a educação dos filhos, muitos pais têm matriculado as crianças em boas escolas e buscam formas de colaborar em casa para o desenvolvimento dos pequenos. Nessa busca, muitos têm conhecido alguns modos de ensino infantil, como o método Montessori e o Waldorf.

Mas qual é a diferença entre esses métodos? Como escolher o mais adequado às necessidades da criança? Se essa é sua preocupação, continue a leitura deste post e entenda mais sobre essas metodologias de ensino.

Como essas metodologias iniciaram?

O método Montessori foi desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori, entre o fim do século XIX e início do século XX, com a ideia de que a criança deve desenvolver suas capacidades de forma livre e independente.

Já a metodologia Waldorf foi criada em 1919 pelo filósofo Rudolf Steiner. Por mais estranho que pareça, a escola foi criada depois do pedido do diretor de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf Astoria, pois ele queria uma educação de qualidade para seus funcionários.

Qual é a ideologia de cada método?

Adeptos do método Montessori acreditam que a imaginação é parte fundamental para o crescimento das crianças, mas entendem que é dever dos pais e dos professores fazer com que a criança utilize essas atividades como forma de aprendizado, buscando adaptar a brincadeira à realidade.

Já no método Waldorf, a imaginação e a capacidade de criar por meio das brincadeiras é mais importante. Assim, pais e professores devem incentivar as brincadeiras de faz de conta até que a criança esteja preparada para passar para a próxima etapa.

Como se desenvolve a aula Montessori e a Waldorf?

No método Montessori, na maioria das vezes as crianças executam as atividades sozinhas ou em duplas, de forma a desenvolverem independência. As turmas possuem crianças de vários tamanhos, com até três anos de diferença, o que estimula a socialização.

Na sala de aula, elas aprendem na prática e têm liberdade de decidir em qual atividade querem trabalhar primeiro. O educador tem a função de conduzir as criança e, geralmente,  permanece com a classe por três anos.

O Waldorf é um método em que os pequenos trabalham em equipe, desenvolvendo atividades coordenadas e com crianças da mesma idade. Apesar de realizarem muitas tarefas em locais específicos e em equipe, em alguns momentos podem circular pela sala e aprender de forma individual. O educador pode permanecer com a turma durante oito anos e se torna referência para a criançada.

Como essa escolha afeta os pais?

Quando mãe e pai querem que a criança frequente uma escola de qualidade e, além disso, querem colaborar em casa, podem preparar o meio em que a criança vive. Uma das formas de ajudar na educação é estruturando o quarto do pequeno de acordo com o método escolhido.

Assim, caso a escolha seja o método Montessori, o quarto deve ter o colchão no chão — para que a criança tenha liberdade de se deitar —, um espelho com o tamanho adequado, o chão forrado com tatame e muitos objetos ao alcance da garotada. O guarda-roupa também deve estar à disposição.

Quando os pais optam pelo método Waldorf, devem se preocupar em manter um ambiente mais natural possível, com pintura neutra, revestimentos e móveis de madeira, tapetes de retalho, caixotes para serem arrastados e servirem de assentos. Os brinquedos também devem ser feitos de materiais orgânicos e naturais, como tecido de algodão ou madeira.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o método Montessori e a metodologia Waldorf, aproveite e deixe um comentário contando a sua opinião sobre o assunto!

Download my app

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!