Com o final das férias se aproximando, é hora de preparar os pequenos para a volta à rotina que está por vir. A criança na escola se relaciona e planeja de uma forma totalmente diferente de quando está em casa, e uma transição muito brusca entre esses dois estados pode impactar o emocional dos seus filhos. Novos amigos, professores, acordar cedo, ficar longe da família — são muito detalhes para considerar! Por isso, te daremos 9 dicas de como ajudá-la a passar por esse processo da maneira mais tranquila e estimulante possível

1 – Leve a criança na escola antes do retorno

Para que ela não estranhe o espaço ou o prédio na volta às aulas, faça algumas visitas, mesmo que só pela fachada. Passear por lá à pé, mesmo nas férias, é uma ótima forma de fazer com que a criança assimile a região como familiar.

2 – Faça a compra do material escolar virar um evento

Deixe o seu filho escolher os materiais que gostaria de usar, na medida do possível, e faça com que a ida à papelaria seja quase uma brincadeira. Peça ajuda para etiquetar ou encapar os materiais e guardá-los para a entrega. Assim, a criança se anima com o que está por vir e com o momento que irá usar todas aquelas coisinhas. Você pode estimular a criatividade perguntando, por exemplo, pra que será que ele vai usar a cartolina, então com quantos centímetros acabará o lápis no final do ano e qual vai ser o caderno de cada matéria.

3 – Estabeleça uma nova rotina antes do fim das férias

Uma semana antes de começarem as aulas, já entre na rotina que terão, principalmente em relação aos horários. O relógio biológico costuma demorar a se adaptar e, dessa forma, você evita sono excessivo ou alterações de apetite na hora das refeições.

4 – Não faça nada correndo

É muito comum nos desesperarmos nos primeiros dias e deixar tudo para a última hora: separar o uniforme, preparar a mochila, comprar lanches. Para evitar qualquer tipo de imprevisto ou problema, deixe o máximo possível já programado para que a criança não assuste com um ritmo muito mais rápido do que estava acostumada.

5 – Acompanhe a criança nos primeiros dias

Quando os familiares levam a criança na escola, a sensação de acolhimento é muito maior. Ao menos nos primeiros dias, tente acompanhar os pequenos até o portão, para que não se sintam sozinhos — logo eles ganham confiança.

6 – Lembre-se de preparar lanches saudáveis

A alimentação da criança pode impactar bastante o seu humor e a sua disposição na hora de fazer as tarefas. Por isso, prepare lanches que tenham carboidratos, proteínas e fibras, e evite excessos de açúcar ou gorduras. Que tal trocar a garrafinha de refrigerante por um suco natural?

7 – Não demonstre a sua própria insegurança

Sabemos que é comum sentir saudade na volta às aulas, depois de tanto tempo perto dos filhos. Se for o seu caso, tente não passar isso para que seu filho não se apegue demais. Evite prolongar as despedidas.

8 – Dedique-se ao período pós-escolar

Quando a criança retornar da aula, mostre que você está interessada e pergunte sobre as atividades que ela fez, como estão os amigos, do que ela mais gostou. Valorize a experiência que ela está vivendo e deixe claro que você está perto, mesmo longe.

9 – Seja próxima da professora

Apresente-se para a professora e deixe claro que você está à disposição para qualquer dúvida ou assunto. Caso aconteça algum problema em sala de aula, o quanto antes você for envolvida, melhor para a criança.

Pronta para retornar à rotina? Deixe sua sugestão nos comentários para que outras mães também possam aprimorar o seu dia a dia

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!