Independentemente do estilo de vida, dos hábitos e costumes de uma família, a escolha da escola ideal para os pequenos é uma preocupação recorrente. Especialmente para os pais de primeira viagem, não é mesmo? Afinal, todos querem proporcionar o melhor em termos de educação, desenvolvimento e aprendizagem para as crianças. E é claro que a escola desempenha um papel extremamente importante nessas questões.

Mas como identificar a escola ideal para seu filho? O que deve ser levado em consideração na hora de eleger uma ou outra instituição? Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos aqui alguns dos principais critérios que devem ser cuidadosamente avaliados na hora da escolha. Continue com a leitura e confira!

Infraestrutura

A escola não precisa ser um palácio dos sonhos, mas você deve sim se certificar de que o ambiente é seguro e acolhedor. Salas de aula amplas, adequadamente iluminadas e ventiladas são essenciais, bem como banheiros higienizados e adaptados para crianças, além de um pátio amplo, que receba boa incidência de luz solar e conte com brinquedos educativos.

Espaços como biblioteca, ginásio para a prática de esportes e salas de música e leitura são adicionais muito bem-vindos. E se seu filho ainda é bebezinho, assegure-se de que há um espaço aconchegante para a soneca diária, assim como um local apropriado para a troca de fraldas.

Equipe

De nada adianta a infraestrutura da escola ser sensacional se a equipe psicopedagógica não for bem preparada. Então procure conversar tanto com professores como com coordenadores e a direção, lembrando-se de que você vai deixar boa parte da educação de seu filho a cargo deles.

Antes de mais nada, procure entender a proposta da escola, assegurando-se de que ela está alinhada a seus valores e ao que você gostaria que fosse passado para seu filho. Guarde o seguinte: a equipe é a alma da escola, a responsável por transmitir o conhecimento e estimular o aprendizado dos alunos. Assim, se você não sentir firmeza nessa questão, é preferível buscar outra instituição.

Método

Você provavelmente já reparou que a sociedade e a maneira como nos relacionamos e aprendemos está mudando de uma forma pra lá de acelerada nos últimos anos, certo? E, como não poderia deixar de ser, essa tendência também se estendeu para a área da educação.

Para atender às necessidades de uma geração de crianças que já nasce hiperconectada, extremamente curiosa e esperta, as escolas estão tendo que se adaptar. Novas metodologias de ensino e diferentes materiais didáticos surgem a cada ano, cada um com suas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de matricular seu filho em qualquer escola, procure conhecer os métodos de ensino e tipos de material que são usados para ensinar e estimular os pequenos. Não tenha vergonha de fazer perguntas ao coordenador, para se assegurar de que está de acordo com as técnicas de aprendizagem da escola.

Cheque também se a escola se preocupa em passar ensinamentos com temas do cotidiano, como ética, respeito às diferenças, cidadania, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Lembre-se de que seu filho passará muito tempo na instituição e, portanto, muitos dos conceitos ali aprendidos poderão formar parte do seu caráter.

Qualidade

Entenda de uma vez por todas: alto custo nem sempre significa maior qualidade de ensino. Há escolas com preços bastante acessíveis e com projetos pedagógicos simplesmente fantásticos. Assim, não é nada recomendado generalizar.

Outra questão importante no que se refere ao valor da escola é que nele não está incluído apenas o preço da mensalidade. Também é preciso levar em conta o padrão de vida dos demais alunos, comparando com o da sua família. Você pode conseguir bancar as mensalidades, mas seu filho poderá frequentar os mesmos lugares de seus coleguinhas e acompanhar os hábitos da comunidade escolar? Em caso negativo, a criança pode até sofrer bullying. O ideal, portanto, é optar por uma escola que se encaixe no seu padrão.

Vontade

Por mais que todos os critérios citados até agora sejam importantes, existe um que pode passar na frente: a vontade do seu filho. Assim, após fazer uma primeira triagem com as instituições que mais agradaram, leve seu pequeno ao local e observe como ele interage com o ambiente e as pessoas, de professores a futuros colegas. É primordial que ele se sinta confortável e feliz com a nova escola.

Se a criança já fala, pergunte a ela o que achou, fazendo com que se sinta como parte atuante no processo de escolha de sua própria escola. Acredite: isso faz uma diferença enorme em como seu filho lidará com os primeiros dias de aula.

Período

Para os pais que trabalham fora o dia todo e não têm com quem deixar seus filhos, a preocupação com a escolha da escola ideal é ainda maior. Nesse contexto, o que fazer? Deixar os filhos em uma escola de período integral ou contratar uma babá: qual é a melhor opção?

Claro que cada caso é um caso, mas, dentro do cenário citado acima, a escolha por uma escola de tempo integral pode se revelar como uma excelente alternativa para o desenvolvimento social e cognitivo do pequeno. Certas instituições que disponibilizam esse horário estendido oferecem diversas opções de atividades extracurriculares que podem ser desenvolvidas no turno oposto ao que a criança estuda — como aulas de música, idiomas ou esportes, por exemplo.

Além disso, seu filho terá contato com outras crianças de sua idade por muito mais tempo, o que acaba desenvolvendo mais rapidamente sua capacidade de se relacionar socialmente, fazer amizades, resolver conflitos e dividir objetos e brinquedos. Você vai ver como seu filho chegará todos os dias com diversas novidades para contar!

Escolher a escola ideal para seu filho pode gerar bastante preocupação e dar algum trabalho, já que é preciso fazer uma pesquisa aprofundada, visitar os locais e conversar com os profissionais que ali trabalham. Mas a análise detalhada de todos os itens citados neste post definitivamente valerão a pena, uma vez que cada um deles é importantíssimo para o aproveitamento escolar e o desenvolvimento das crian[wpsocialite][wpsocialite]ças de forma geral. E quer tranquilidade maior que ter a certeza de que seu filho está em boas mãos enquanto você trabalha ou realiza suas atividades diárias?

Agora é a sua vez! Comente aqui e nos conte se você já encontrou a escola ideal para seu filho! Ainda está em busca? Divida suas experiências e opiniões sobre esse assunto conosco e enriqueça esse post!

Este é um guest post do Blog Novos Alunos

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store e Google Play

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!