É muito comum surgirem diversas dúvidas, medos e inseguranças em relação aos cuidados que se deve ter na criação de um filho autista.

O autismo apresenta um alto grau de complexidade, já que diversos fatores podem estar relacionados à sua causa, como genéticos e ambientais.

O último Manual de Saúde Mental (DSM V) fundiu alguns distúrbios, como o transtorno autista, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado, em um único diagnóstico: Transtornos do Espectro Autista ou TEA.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil que se caracteriza por déficits na comunicação e interações sociais, comportamentos estereotipados e repetitivos e interesses restritivos.

O autismo apresenta diferentes níveis de gravidade, desde aqueles em que a pessoa precisa de muito apoio aos que precisam de um apoio substancial.

Apesar de apresentarem essas características em comum, a intensidade dos sintomas vai alterar de acordo com o grau de severidade do transtorno.

Cada indivíduo que apresenta o espectro autista é único e tem comportamentos diferenciados. Neste post, confira 5 cuidados fundamentais que os pais devem tomar para que consigam criar e cuidar do seu filho da melhor forma possível. Vamos lá?

1. Tome cuidado com o que você fala

Evite usar expressões ou ditos populares que podem gerar ambiguidade. Os autistas são pessoas literais e não entendem metáforas, portanto, aquilo que você diz é aquilo que ele entende.

Por exemplo, se você disser para o seu filho que “não adianta chorar pelo leite derramado”, ele literalmente vai procurar pelo leite derramado.

2. Procure não quebrar a rotina do seu filho autista

Os autistas adoram rotina e se apegam mesmo a ela. Se você faz o mesmo caminho todos os dias para levar o seu filho à escola, mas, certo dia, decide parar em algum lugar ou tomar um atalho, o que para você pode não ser nada de mais, para o autista pode se tornar um caos!

Eles não gostam que as suas rotinas sejam quebradas, então, procure ser sempre claro e objetivo com seu filho. Tente sempre explicar e demonstrar tudo o que acontecerá para que ele não seja pego de surpresa e a mudança aconteça sem maiores traumas.

3. Dê atenção aos interesses do seu filho

Existem autistas com fixações nas mais diversas e “estranhas” coisas, as quais podem se tornar seu único interesse.

Não tente forçá-lo a gostar de outras coisas. Aproveite seu interesse para interagir, ensiná-lo e se comunicar com ele.

Por exemplo, se o seu filho possui interesse por dinossauros, você pode tentar ensinar matemática para ele a partir disso.

4. Cuide da intensa sensibilidade sensorial do autista

A audição do autista é hipersensível. Por exemplo, uma criança em uma sala de aula é capaz de escutar o som de algo pingando na rua enquanto ninguém mais escuta. Por isso, frequentar lugares barulhentos e/ou superlotados pode ser muito doloroso para eles. Como o olfato também é extremamente aguçado, alguns odores podem enjoá-la facilmente.

5. Observe os “surtos” de agressividade

É comum as pessoas com autismo, eventualmente, apresentarem algumas “explosões” de agressividade. Isso acontece porque essa é a forma que o autista encontra para comunicar que os seus sentidos se sobrecarregam.

Para tentar evitar que isso aconteça, é importante identificar o fator que pode estar desencadeando esses rompantes. Você pode começar a anotar a situação antecedente ao surto, se havia pessoas envolvidas, as atividades, o horário, enfim, tudo o que aconteceu. Assim, será possível identificar se há um padrão e evitar que seu filho seja exposto a situações semelhantes.

Por fim, lembre-se de que toda criança autista é capaz de aprender. Não limite o seu filho a sua deficiência. Acredite que ele é capaz de se desenvolver e o estimule para que isso aconteça. Apenas vá com calma, pois assim como qualquer pessoa, cada autista possui seu próprio ritmo.

Entendeu quais são os cuidados essenciais para cuidar de um filho autista? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem mais sobre o assunto!

Download my app