As inúmeras obrigações diárias e a constante pressão para se desenvolver um trabalho de excelência tornam a vida das pessoas, em especial das mulheres, cada vez mais complicada e desgastante.

Afinal, não é fácil conciliar as atividades profissionais com a maternidade e demais tarefas pessoais e, ainda assim, apresentar um resultado primoroso em todos os âmbitos.

Esse cenário resulta em uma rotina turbulenta, marcada sobretudo por um esgotamento sem precedentes. Entretanto, é possível sim se livrar do stress, revertendo esse quadro. Quer saber como? Basta seguir as dicas abaixo. Acompanhe!

1. Tenha uma alimentação saudável

Não são apenas as crianças que precisam de uma alimentação saudável. Os adultos também devem se preocupar com esse fato, pois alimentar-se adequadamente é muito importante para se conseguir uma vida equilibrada.

Portanto, procure fazer refeições nos horários certos, elaborando um cardápio com os valores nutricionais apropriados.

Não se esqueça de acrescentar frutas, verduras e legumes ao menu. Vale ressaltar que é fundamental tomar café da manhã, considerado uma das principais refeições. Para não ter erro, logo cedo dê preferência aos carboidratos, que são fonte de energia.

Essa simples atitude ajudará seu organismo a funcionar melhor, conferindo a você a devida disposição para encarar o dia.

2. Pratique exercícios físicos

Seja na parte da manhã ou no final do dia, independentemente do horário, crie o hábito de realizar atividades físicas; além de ajudar você a se livrar do stress, é algo que contribui para a manutenção de uma vida saudável.

Lembre-se que de existem exercícios físicos que os filhos também podem fazer. O importante aqui é apostar em atividades que tornarão o cotidiano mais leve e feliz.

3. Descubra a origem do stress

Para eliminar o problema é necessário, em primeiro lugar, identificá-lo. Por isso, pare um tempo e reflita sobre a origem do stress. Descubra, por exemplo, se é alguma atividade específica ou até mesmo uma pessoa que gera esse mal-estar.

Após perceber, de fato, quais as fontes do stress, busque maneiras para eliminá-las da sua rotina. Se essa alternativa não for possível, tente criar mecanismos para que tais fatores não interfiram tanto na sua disposição e no seu temperamento.

4. Realize atividades prazerosas

Não há motivo para manter uma agenda repleta de obrigações que, na sua maioria, causam apenas desânimo e nervosismo. Verifique quais são os afazeres essenciais e que precisam de sua atenção e substitua os demais por atividades de lazer.

Crie, sem receios, momentos de entretenimento, como ir ao cinema, visitar uma exposição, assistir a uma peça de teatro, conhecer novos lugares. Essa estratégia ajudará você a lidar melhor com a execução das outras tarefas, deixando, inclusive, o dia mais alegre.

5. Realize pausas para descansar

Claro que ser produtiva é importante, porém, é preciso proporcionar ao corpo e à mente o devido momento de descanso e relaxamento. O recomendado, nesse aspecto, é realizar pequenas pausas após cada atividade.

No trabalho, por exemplo, quando surgir aquela tarefa complicada e que demanda um esforço mental expressivo, levante um pouco, estique as pernas e dê uma caminhada ou converse com algum colega.

Essa atitude proporcionará mais ânimo para realizar a atividade em questão, aumentando a concentração e reduzindo a carga de tensão.

6. Rodeie-se de pessoas queridas

Nada melhor que estar perto das pessoas amadas para se sentir bem e ficar menos irritada. Então, aposte na convivência com amigos e familiares que, além de proporcionarem momentos únicos, com certeza ajudarão a melhorar o seu humor.

Além das dicas já fornecidas, ter uma boa noite de sono e viver em um ambiente acolhedor e tranquilo também são fatores que ajudam a lidar melhor com as pressões diárias e a se livrar do stress.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas? Então, siga a gente no Facebook, LinkedIn e Twitter e fique por dentro das novidades!

Download my app