O banho é também uma hora de cuidados e os pais podem fazer com que esse momento seja ainda mais aproveitado usando os produtos adequados. Isso porque escolher o shampoo infantil certo, por exemplo, pode fazer toda a diferença para que os cabelos dos pequenos fiquem mais hidratados e sedosos.

Por isso, separamos hoje algumas dicas que podem te ajudar muito na escolha do shampoo para o seu filho, veja!

Esteja atento ao tipo de cabelo

Cada tipo de cabelo requer um tratamento diferente. Os cabelos cacheados tem a propensão a ter as pontas mais ressecadas, pois a oleosidade natural, que sai da raiz, demora mais para conseguir chegar às pontas.

Já os cabelos lisos, tendem a ser mais oleosos porque essa oleosidade vai da raiz as pontas rapidamente. Há ainda cabelos que são oleosos na raiz e secos nas pontas.

Usar o produto inadequado pode causar um efeito contrário do esperado, portanto, é bom sempre estar atento ao cabelo da criança e comprar o shampoo que mais poderá trazer vantagens.

Evite lágrimas desnecessárias

Comprar um shampoo que não arde os olhos é importantíssimo, afinal, as crianças geralmente não gostam de ficar com os olhos fechados por muito tempo. A maioria dos shampoos voltados para esse público já tem uma fórmula que evita a ardência em caso de contato com os olhos, no entanto, é bom sempre conferir.

Evite compostos perigosos para os pequenos

O couro cabeludo de bebês e crianças é muito mais sensível do que o de um adulto. Sendo assim, utilizar shampoos que possuam compostos perigosos, como o álcool, pode prejudicar o couro cabeludo, fazendo com que a criança possa ter problemas com o cabelo no futuro.

Deixe o momento mais divertido com shampoos lúdicos

Nem toda criança adora a hora do banho. Na verdade, algumas choram só em saber que irão precisar tomá-lo. Para reverter essa situação e fazer com que a criança goste de tomar banho ou mesmo para aumentar ainda mais a diversão de quem já gosta, você pode usar o shampoo como um aliado!

Procure produtos com temas lúdicos, que estimulem a imaginação da criança. Existem alguns com estampas de desenhos que elas adoram e até uns que tem formatos de animais, bonecos e muitos outros.

Use o condicionador junto com o shampoo infantil

Alguns pais costumam achar que somente o shampoo já é o suficiente para o cabelo das crianças. No entanto, ambos devem ser utilizados juntos, pois cada um tem uma função diferente.

Enquanto o shampoo fará a limpeza, o condicionador irá repor alguns dos óleos que também são retirados no momento da lavagem. Isso evita que os cabelos ressequem ou fiquem com frizz.

Vale lembrar, que a oleosidade do cabelo das crianças é diferente, não sendo necessário lavá-los todos os dias, a menos que estejam sujos ou as crianças tenham transpirado muito.

Também é possível complementar os cuidados de rotina com outros produtos além do shampoo infantil, como os cremes para hidratação, mas é importante que todos eles sejam fabricados com fórmulas voltadas especificamente para crianças.

Achou as informações relevantes? Aproveite a oportunidade e divida-as com seus amigos nas redes sociais!

Baixe também nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store e Google Play