Chega o meio do ano, você se dedicou ao trabalho, à sua casa, à família e está cansado e ansioso pelas férias de inverno. Mas nem sempre você tem uma ideia de onde levar as crianças nas férias para que elas se divirtam e, ao mesmo tempo, você possa curtir o merecido descanso.

Confira abaixo algumas dicas que prometem diversão, conhecimento e experiências inesquecíveis!

Na natureza

Atividades ao ar livre podem ser muito atrativas para as crianças, principalmente quando se escolhe o destino certo. Além disso, os ambientes naturais estão propensos a oferecer bastante tranquilidade. Confira alguns dos melhores destinos naturais:

  • Brotas e Socorro (SP): destinos de ecoturismo, aventura e atividades aquáticas perfeitos para quem quer viajar com a família e não tem muito tempo disponível.
  • Mavsa Resort Convention & Spa (Cesário Lange/SP): com programação de férias para crianças, arvorismo, tirolesa, trapézio e muito mais. No spa, você e seus filhos podem relaxar.

Parques temáticos

Os parques temáticos são uma ótima opção para famílias que buscam diversão de forma lúdica, interativa, educativa e com uma dose de aventura:

  • Sítio do Picapau Amarelo (Mairiporã – SP): reconstitui alguns cenários das narrativas infantis de Monteiro Lobato na Serra da Cantareira. Conta também com um museu dedicado ao autor e uma biblioteca com diversas edições de seus 27 livros;
  • Parque da Mônica (São Paulo – SP): em julho, funciona de terças as sextas das 11h às 18h e nos fins de semana das 11h às 19h. Os brinquedos possuem tabela de restrição por altura. O local também conta com Espaço Turma da Mônica Baby (sala de amamentação, sala de papinha e banheiro família).

Férias de inverno com sol e praia

Para as famílias que preferem o calor, as praias do Nordeste oferecem belas paisagens e opções de turismo:

  • Sul da Bahia: Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva, Espelho e Corumbau: nesses verdadeiros paraísos, diversão e relaxamento são garantidos!
  • Fortaleza: melhor época para visitar a cidade, pois a temporada de chuvas já acabou. Algumas dicas para as crianças: Ecopoint, parque ecológico no coração da cidade; Beach Park; Trenzinho da Beira-Mar e passeio de veleiro pela orla. Na região, encontram-se maravilhosas praias como Canoa Quebrada, Mundaú e Jericoacoara.

Frio e neve

Agora, se o que estão procurando mesmo é frio, algumas boas opções podem garantir a diversão da criançada. Confira:

  • Santiago (Chile): visitem os mirantes, o parque Bicentenário e o Cerro San Cristóbal. Aproveitem para ir à maior estação de esqui chilena, a Valle Nevado, a 2 horas da capital.
  • Ushuaia (Argentina): cidade mais austral do mundo, tem diversão para toda a família, incluindo  trem do fim do mundo, passeios de barco, corridas com trenós e cachorros da neve e jantares típicos da Patagônia.
  • Pomerode (SC): conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, é a oportunidade para você e sua família aprenderem um pouco mais sobre a cultura alemã. E para divertir as crianças, a dica é levá-las à Vila Encantada, um parque temático cheio de atrações. Ele fica localizado no Centro, a lado do zoológico.

Orçamento apertado?

Existem várias atividades para se fazer sem sair da cidade ou até mesmo de casa! Acompanhe as melhores opções para diferentes faixas etárias:

Crianças (até 12 anos)

  • Praças, parques e praias: atividades ao ar livre que desenvolvem a interação com outras crianças, além de incentivar os jogos não eletrônicos.
  • Aprender a cozinhar: ensine receitas simples e gostosas. É diversão garantida!
  • Reciclagem: usem a imaginação para transformar sucata em brinquedos, decoração, etc. Una diversão e consciência ambiental.

Adolescentes (até 18 anos)

  • Saraus, luaus e piqueniques: amigos reunidos em torno de poesia ou música e comidas gostosas e saudáveis.
  • Atividades diferentes: um esporte, um instrumento, uma língua ou frequentar lugares como centros culturais, clubes, teatros, etc.
  • Sessões de filmes: uma reunião de amigos com cinema e muita pipoca.

Então, já decidiu o que fazer nas férias de inverno? Se ficou alguma dúvida ou tem sugestões, compartilhe com a gente nos comentários!