Você, que logo vai ser mãe de primeira viagem, ouvirá conselhos e palpites de todos os tipos. Algumas pessoas vão dizer que vai ser uma delícia cuidar de seu bebê fofinho, que você vai se derreter com o primeiro sorriso e os primeiros balbucios, que vai se sentir orgulhosa e realizada ao viver a maternidade e logo vai querer outro filho. Outras vão dizer que sua vida vai virar de cabeça pra baixo, que cuidar de bebê é um trabalho interminável, que você não terá tempo nem de cuidar de si mesma.

A verdade é que todas elas estão certas. Ter um bebê é uma experiência única, que vai transformar sua vida, mas como toda experiência gratificante, inclui a parte trabalhosa também. Por isso, preparamos este post para que você, mãe de primeira viagem, possa aproveitar a maternidade com mais prazer e menos estresse.

1 – Calma na hora do choro

O choro é a voz do bebê, ou seja, é a única forma que ele tem pra manifestar o que está sentindo — então, provavelmente, ele vai chorar muito. Nessas situações, o ideal é que você mantenha a calma e investigue a causa do choro. Seja fome, sono, fralda suja, assadura, frio, calor, manha ou cólicas, é pelo choro que ele vai te comunicar.

Elimine os desconfortos que podem estar incomodando, dê colo e fale com ele suavemente. Você vai perceber com o tempo que o som de sua voz é um santo remédio!

2 – Mudanças na pele são normais

A pele do bebê precisa se adaptar ao ambiente externo, por isso pode apresentar descamações ou placas avermelhadas no primeiro mês. Compre roupinhas macias de algodão e só use sabão neutro nas lavagens. E não se esqueça de limpar o rostinho dele com algodão umedecido para eliminar restos de leite depois da amamentação.

3 – Evite excesso de roupas

Você deve estar se perguntando: e como saber se o bebê está com frio? Se você estiver com frio, ele também estará. Uma boa dica é vestir nele sempre uma camada de roupa a mais do que você própria está usando — mas não sufoque o bebê com agasalhos em excesso, ok?

4 – Facilite o preparo da mamadeira

Acostume o bebê a tomar mamadeira na temperatura ambiente. Se a fórmula prescrita pelo pediatra exigir água morna, facilite seu trabalho deixando pronta uma garrafa térmica com a água a ser utilizada. Além disso, não adoce a mamadeira. Deixe o paladar dele se acostumar sem açúcar!

5 – Escolha bem as fraldas

Compre fraldas de boa qualidade, para evitar vazamentos que molham as roupinhas e poupar tempo com lavagem de roupas. Vale a pena comprar as fraldas noturnas também: o bebê vai dormir mais confortável e acordar menos durante a noite.

Use algodão e água filtrada para limpar o bumbum do bebê, mas ao sair de casa com ele prefira os lencinhos umedecidos para facilitar seu trabalho.

6 – Não exija tanto de você mesma

Durma quando ele dormir. O seu bem-estar e o dele são prioridades, a casa não. Um pouco de bagunça na casa não faz mal a ninguém, mas uma mamãe cansada e estressada sim.

7 – Compartilhe o banho

Quando ele estiver maiorzinho, relaxe em um gostoso banho de banheira com seu bebê. Não tem banheira em casa? Leve a banheirinha dele ou um balde grande para dentro do box! Mesmo que você não consiga tomar um banho de chuveiro completo, vai ser divertido para os dois.

8 – Menos é mais

Na casa e no quarto do bebê, adote decoração minimalista. Menos objetos decorativos, menos bichinhos de pelúcia, menos almofadas no berço contribuem para a limpeza, mais segurança, conforto e mais tempo livre para você curtir seu bebê.

9 – Inclua o papai na relação com o bebê

Ele também vai gostar de cuidar do bebê. Seja trocando fraldas, preparando a mamadeira ou brincando com ele enquanto você descansa, o apoio e ajuda do papai é fundamental para a mãe de primeira viagem.

10 – Peça ajuda

Procure apoio profissional quando necessário. Mamãe e papai precisam de tempo livre para os dois. Mesmo que seja por algumas horas, contrate uma babysitter de confiança e vá ao cinema, jantar fora e aproveite para namorar.

Gostou de nossas dicas para a mãe de primeira viagem? Venha curtir nossa página no Facebook, temos muito mais para você!

Baixe também nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store e Google Play