Mesmo antes do nascimento do bebê, uma das maiores dúvidas de mamães e papais é: será que meu filho será capaz de dormir a noite toda? Ao longo dos primeiros três meses de vida da criança, é bastante normal que ela acorde no meio da madrugada para mamar, ou por sentir algum tipo de desconforto, como, por exemplo, alguma dor ou estar com a fralda molhada.

Entretanto, com um pouco de prática, disciplina, paciência e insistência é possível fazer seu bebê aprender a dormir a noite toda, garantindo assim muito mais saúde, energia, bom humor e disposição no dia seguinte, tanto para os pais quanto para a própria criança.

Confira a seguir 5 dicas que vão ajudá-los a aprender como fazer o bebê dormir à noite toda.

Desenvolva uma rotina para a hora de dormir

O primeiro passo para que o bebê tenha uma noite de sono tranquila é ensiná-lo a perceber que a hora de dormir está chegando. Desenvolver uma rotina do sono ajudará você nessa tarefa.

A forma com que a rotina será dependerá de você e de seu filho, pois não há regras rígidas a respeito do que deve ser feito. O importante é que o ritual do sono seja feito sempre no mesmo horário, e diariamente, para que a criança o associe com a hora de dormir. Dê um banho aconchegante em seu filho, conte uma história ou cante uma canção de ninar, use a criatividade e encontre maneiras de tornar a hora do sono mais gostosa! O importante é relaxar o bebê e mostrar a ele que o momento do descanso chegou.

Durante o dia, deixe o bebê gastar energia

É normal e importante que o bebê tire algumas sonecas durante o dia. Porém, é preciso prestar atenção para que esses soninhos diurnos não sejam muito longos. Incentive o bebê a manter-se desperto durante o dia, para que ele durma melhor à noite.

Ajude o bebê a aprender a diferença entre o dia e a noite

Para um bebê que acabou de nascer ou que está ainda em seus primeiros meses de vida, não ficam muito claras as diferenças entre o dia e a noite. É papel dos papais ajudar a criança a aprender isso. De dia, deixe a iluminação natural entrar pelas janelas. Permita que os sons da casa aconteçam naturalmente. O cachorro latirá, o telefone e a campainha tocarão, e é bom que o bebê ouça esses barulhos e os associe ao período diurno. À noite, faça com que o quarto do bebê seja silencioso, escuro e aconchegante. Isso permitirá ao seu filho entender a diferença entre os momentos de soninho durante o dia e o sono mais profundo da noite.

Ensine o bebê a dormir no berço

Bebê que aprende a dormir no colo dos pais começa a associar a presença deles na hora de dormir. Isso trará algumas dificuldades, principalmente se a criança habituar-se a acordar durante a noite, pois apresentará dificuldades de pegar no sono sozinho outra vez.

Quando perceber os primeiros sinais de cansaço, coloque o bebê no bercinho, e ajude-o a perceber que é lá onde ele deverá dormir. Se o bebê eventualmente acordar de madrugada, retire-o do berço se necessário, acalme-o, e coloque-o de volta lá.

Não espere que o bebê fique cansado demais

Alguns pais ignoram os sinais que o bebê dá para indicar que chegou a hora de dormir (esfregar excessivamente os olhinhos ou pegar insistentemente nas orelhas, por exemplo), e acabam permitindo que a criança fique cansada demais, o que a atrapalha na hora de adormecer. Habitue-se a colocar o bebê para dormir mais ou menos sempre no mesmo horário, mas se antes disso a criança mostrar-se suficientemente cansada, coloque-a no berço.

Aprender como fazer o bebê dormir não é difícil, basta que você seja paciente e tenha disciplina. Dê tempo ao tempo e permita que seu filho se acostume à rotina, e em breve você e ele terão excelentes noites de sono.

Gostou desse texto? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras mamães e papais a fazerem com que seus filhos durmam bem a noite toda!

Baixe também nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store e Google Play