Que atire a primeira fralda a mãe que nunca ficou dividida entre a necessidade de entregar um relatório urgente para o chefe e a vontade de lagar tudo e ir para casa mais cedo cuidar de um filho doente. Afinal, combinar reconhecimento profissional e maternidade é sempre um enorme desafio para as mães modernas.

Na tentativa de estarem mais presentes sem deixar de lado suas aspirações profissionais, muitas mulheres estão abrindo mão de empregos formais para empreender. Mas afinal, é possível conciliar um negócio e cuidar dos filhos sem negligenciar nenhuma das duas atividades?

Felizmente, a resposta é sim! Com algumas medidas simples, porém eficazes, é possível dar conta das duas tarefas com sucesso e sem culpa. Quer saber como? Acompanhe nossas dicas!

1. Faça um planejamento detalhado

Se o seu objetivo é conciliar um negócio próprio e cuidar dos seus filhos, a palavra-chave é organização. O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro, para poder entender com clareza quais são os recursos disponíveis para investir no novo negócio.

Também não se esqueça de fazer uma reserva financeira para seus gastos fixos até que o negócio comece a dar lucro. Com a empresa já em funcionamento, é importante planejar detalhadamente suas atividades diárias e, a partir daí, determinar a quantidade de horas que serão dedicadas ao trabalho.

É importante que você tenha em mente que ter um negócio próprio traz flexibilidade de horários, mas isso não necessariamente significa trabalhar menos, especialmente no início, quando a empresa precisa mais da sua atenção.

É ótimo poder atender um filho que ficou doente sem lidar com as reclamações do chefe, mas isso também pode significar ter que trabalhar até mais tarde para dar conta dos compromissos que foram deixados de lado nesse período.

2. Estabeleça limites claros entre vida pessoal e profissional

Muitas empreendedoras — especialmente aquelas que trabalham de casa — sentem dificuldade em separar a vida pessoal e profissional. Em alguns casos, o resultado é que elas acabam não se concentrando direito nem no negócio, nem nos filhos.

Para que isso não aconteça, procure reservar um lugar na sua casa em que você possa trabalhar tranquilamente, sem interrupções desnecessárias. É vital que as crianças entendam que, apesar de a mãe estar em casa, aquele é um horário de trabalho e não é possível parar tudo para atendê-las constantemente.

Se você tem dificuldade em fazer essa separação, uma ótima ideia é contar com a ajuda especializada de uma babá, especialmente naqueles momentos em que é importante estar concentrada.

Da mesma maneira, evite responder e-mails de trabalho ou ficar na frente do computador quando estiver com a família.

3. Lance mão de recursos tecnológicos

Para otimizar seu tempo e conciliar um negócio próprio e o cuidado dos filhos com sucesso, use a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem aplicativos, sites e redes sociais que podem facilitar muito a sua vida e poupar horas preciosas.

Quer algumas ideias? Use aplicativos de agenda no seu celular para organizar suas atividades diárias. A maioria desses apps contam com sistema de alarme, para que você não perca nenhum compromisso importante.

Outra excelente ideia é usar um aplicativo para encontrar uma profissional especializada que cuide das crianças quando surgir aquela reunião importante. Em muitos casos, também é possível evitar deslocamentos desnecessários conversando com seus sócios, clientes e fornecedores através do Skype e do Whatsapp, por exemplo.

Gostou de saber um pouco mais sobre como conciliar um negócio e cuidar dos filhos? Então não se esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ para saber mais sobre esse e outros assuntos referentes aos desafios da maternidade!

Download my app