Sempre que o assunto é se distanciar dos filhos para iniciar ou continuar a vida profissional, surgem dúvidas e inseguranças. É instintivo querer estar presente em todos os momentos, acompanhar o desenvolvimento e fazer parte constante do dia a dia das crianças. Nem sempre isso é possível, não é mesmo?

Seja pela demanda financeira familiar, pela realização pessoal, ou ambos, o fato é que muitas mães precisam deixar seus filhos e encarar uma rotina, por tantas vezes exaustiva, de trabalho fora de casa.

E então? Como se adequar a essa situação exercendo satisfatoriamente as funções de mãe e profissional? Confira, neste post, algumas dicas de como conciliar trabalho e maternidade e desfrute os melhores momentos com seus filhos!

Estabeleça horários e rotinas

Se você trabalha fora, seu tempo com as crianças pode ser reduzido. Portanto, é importante que você tente introduzir atividades que as envolva quando você estiver em casa. Se você está na presença delas pela manhã, por exemplo, aproveite para tomar o café da manhã em conjunto, dedicando um tempo para brincadeiras e pequenas obrigações — como arrumar a mesa, por exemplo.

Essa rotina oferece a segurança de que, mesmo se ausentando, você estará de volta mais tarde, e no dia seguinte, eles estarão novamente ao seu lado.

Deixe seus filhos participarem do seu cotidiano

Embora a vontade seja de estar com eles todo o tempo que você estiver em casa, existem outras atividades que farão você dividir esse curto período, mas não necessariamente seus filhos precisam ficar de fora desses momentos. Vários afazeres domésticos podem ser realizados com eles por perto. Experimente cuidar das roupas ou organizar a cozinha contando estorinhas ou escutando o que eles fizeram na escola durante o dia.

Use a tecnologia a seu favor

Embora o uso frequente da tecnologia com os filhos seja uma grande preocupação, ela pode facilitar bastante o contato de vocês ao longo do dia. Se o seu filho ainda é um bebê, você pode se comunicar por videochamadas para que ela perceba sua presença e você a dele. Deixar aquela música que ela adora ouvir antes de dormir gravada para que possa ser reproduzida quando ela sentir sua falta também pode trazer o aconchego de sentir você por perto.

Se a criança já tem mais idade, vocês podem trocar mensagens e fotos por aplicativos de celular. Também é possível ajudar os seus filhos nos deveres da escola — essa tarefa é facilitada pela modernidade dos recursos tecnológicos e permite o estreitamento de laços entre vocês.

Conte com uma babysitter para conciliar trabalho e vida familiar

Outro motivo de desassossego recorrente: com quem deixar os filhos nos momentos em que você estiver trabalhando? A contratação de uma babysitter pode ser uma forma essencial de você conseguir administrar seu tempo, não esquecendo que além de profissional e mãe, você também é mulher e tem suas necessidades.

Uma babysitter qualificada, com experiência e boas referências, permitirá que você se sinta mais segura e desempenhe seu papel profissional e materno de maneira mais tranquila. Conte com alguém que ofereça carinho e atenção aos seus filhos, colaborando com o desenvolvimento físico, psicológico e social.

Ser mãe e profissional certamente não é uma tarefa fácil, mas pode (e deve) ser saudável para ambos, sem culpa nem pesar. Com o auxílio adequado, você vai conciliar trabalho e a deliciosa experiência da maternidade!

Gostou das nossas dicas para conciliar trabalho e vida pessoal? Então confira este artigo e saiba quais são os desafios da educação infantil das novas gerações!

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store e Google Play

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!