A vida de mãe pode parecer complicada, e muitas mulheres não conseguem conciliar as atividades de mãe com a vida pessoal. Com isso, é natural que o sentimento de plenitude que o momento deveria trazer seja substituído pela frustração, afinal, nem sempre a maternidade é um conto de fadas, e momentos de dúvidas, inseguranças e dores virão.

Mas tenha calma! Você não é a pior mãe do mundo por se sentir assim. Acredite, você não está sozinha e toda essa confusão vai passar em breve! Neste post, daremos dicas preciosas para você equilibrar a vida pessoal e a vida de mãe com mais sabedoria. Acompanhe!

Estimule a independência dos pequenos

O período inicial dessa nova fase é de adaptação e organização da rotina, tanto da mãe quanto da criança e, obviamente, por tratar-se de um ser completamente dependente, os cuidados serão maiores nos primeiros anos.

Mas os excessos podem ser prejudiciais. Eles podem tornar a criança extremamente dependente ao ponto de, mais na frente, não conseguir realizar atividades próprias da idade sozinha ou tornar-se mimada. Se isso acontecer, lembre-se: a criança não tem responsabilidade sobre isso. Não adianta punir. É você quem deve incentivar o senso de independência e autonomia do seu filho.

À medida em que os filhos crescem e ficam mais independentes, quem ganha mais espaço é você!

Busque o companheirismo do pai

É importante ter em mente que os filhos são responsabilidade de ambos. Você e o pai deverão aprender e construir juntos.

Independentemente da natureza da profissão e da rotina, é preciso que ele atue tão efetivamente quanto você na educação e nos cuidados com os pequenos. Assim, além de a criança ter sempre por perto essa figura importante no seu desenvolvimento, você poderá contar com um tempo para si mesma e não negligenciar o próprio emprego.

Essa também é uma forma de deixar claro que sua profissão é tão importante quanto a dele, e que é responsabilidade de ambos cuidarem para que nenhum dos dois tenha sua vida profissional prejudicada.

Mantenha as amizades

Ter vida própria requer coragem de fazer diferente. Estamos inseridos em uma sociedade que nos ensinou que a mulher precisa abdicar da vida em prol da família. Contudo, as coisas estão mudando e deixando cada vez mais claro que família é um complemento da nossa existência.

Por isso, é essencial que você mantenha as relações fora desse ciclo. Os amigos precisam estar presentes para que possa respirar e conviver com o mundo à sua volta. Mantenha os encontros, as saídas, as conversas, isso é muito importante para a sua realização pessoal!

Cuide da autoestima

No meio de toda confusão que se tornou sua rotina, é comum deixar a autoestima em último plano. Afinal, o tempo apertado faz a gente priorizar a praticidade. Mas, atenção: cuidar de si mesma pode — e deve — caber aí!

Ir ao salão de beleza, alimentar-se bem ou correr no parque são atividades que não tomarão muito do seu tempo. Nada será como antes, mas não necessariamente pior. É só uma questão de adaptação e mudança na forma em que as atividades serão conduzidas.

Não procure regras

Mesmo porque, elas não existem! A blogueira Aida Polimeni criou a página Começando Errado para compartilhar as suas experiências da nova vida de mãe. Os textos são um alento para quem está começando e falam que não seguir a ordem convencional das coisas, ou seja, começar errado, é normal. O que ela quis dizer com isso é que cada uma encontrará a sua própria forma de manter a sua individualidade e ainda se adaptar a essa maravilhosa transformação.

Se você está começando agora, já deve ter percebido que a vida de mãe não é todo aquele paraíso que te contaram. Mas também é certo que, a cada sorriso do filho, você se dá conta de que tudo está valendo a pena e ganha novas forças para continuar, não é? Basta um pouco de paciência e nunca se esquecer da sua individualidade!

Dar uma rotina para a criança é primordial no processo de equilíbrio da vida de mãe com a vida pessoal. Confira nosso artigo sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas!

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store ou Google Play

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!