Festas de fim de ano, calor e encerramento das atividades escolares, tudo isso indica: FÉRIAS!!! E esse momento deixa crianças e adultos ansiosos para aproveitarem cada segundo com viagens, passeios e muito descanso. Mas para que tudo corra bem, é necessário que os pais tomem alguns cuidados para que as férias de verão sejam ainda mais proveitosas para todos, principalmente para os pequenos.

Pensando nisso, separamos, neste post, 7 dicas que vão ajudar pais e crianças a ter um verão divertido e, sobretudo, seguro. Confira!

1. Tenha um kit de emergências

Normalmente, as férias de verão envolvem viagens. Sejam elas de carro ou de avião, há grandes riscos das crianças passarem mal durante o trajeto. Para garantir que você não passe por nenhum apuro, é importante ter um kit de primeiros socorros completo.

Nele, é preciso incluir:

  • Remédios básicos: anti-inflamatórios, antialérgicos, analgésicos, colírio.
  • Materiais para curativo: algodão, gaze, cotonetes e band-aids.
  • Instrumentos: pinças, tesouras, agulhas e termômetros.
  • Antissépticos: álcool, soro fisiológico e mercúrio.
  • Inclua também repelentes e protetores solares para garantir que os pequenos fiquem protegidos do sol e de mosquitos.

Não se esqueça de conferir se a vacinação das crianças está em dia. E além do kit de emergências, porque não estudar a possibilidade de contratar um seguro viagem? Quando se trata de viagens para parques aquáticos e ecológicos que exigem mais cuidados, o seguro garantirá atendimento desde os mais simples imprevistos até emergências.

2. Entretenha as crianças no transporte

Durante o trajeto da viagem, as crianças acabam ficando impacientes e estressadas, principalmente, se o destino for longe. Por isso, é importante ter jogos e brinquedos para que os pequenos fiquem entretidos e se sintam confortáveis durante todo o percurso.

As brincadeiras vão distrair as crianças, que ainda podem aprender com muita diversão. Além disso, é indispensável que os pais ofereçam bastante água e alimentos leves, evitando assim que elas fiquem desidratadas e com fome. Outro ponto que você deve prestar atenção é na segurança durante o trajeto, colocando-as em cadeirinhas adequadas para sua idade, peso e tamanho e, claro, sem se esquecer de usar o cinto de segurança.

3. Fique atento ao sol e ao mar

Praia e piscina são a cara das férias de verão, porém, é preciso ficar atento às atividades aquáticas dos seus filhos, especialmente, se eles não sabem nadar. De preferência, acompanhe-os sempre que entrarem no mar, rio ou na piscina. Além disso, é importante que os pais mantenham seus filhos protegidos, passando sempre protetor solar e hidratante para cuidar da pele dos pequenos, que são mais sensíveis aos raios do sol.

Evite também que as crianças fiquem no sol por volta do meio-dia, pois esse é o horário em que há maior incidência de raios ultravioletas, que, em excesso, podem causar câncer de pele e queimaduras. Em caso de queimaduras, tenha em mãos hidratantes à base de Aloe Vera e use sabonetes para peles sensíveis, já que nas férias de verão ela tende a ficar mais ressecada por causa do sol.

4. Invista em produtos especiais para as crianças

Uma dica importante é com relação ao uso de roupas com proteção solar. Já existem blusas, regatas, bermudas e até roupas de banho que protegem contra os raios UV. Isso é possível graças ao tecido composto de poliamida com dióxido de titânio que, segundo a ciência, é um poderoso protetor solar.

E muita atenção com bebês com menos de 6 meses. Eles não podem usar protetor solar, logo, o cuidado com a exposição solar deve ser maior. Existem alguns filtros infantis que você pode usar nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Eles são compostos de substâncias mais leves que não causam alergias e danos à pele.

5. Fique de olho na hidratação

Todo mundo sabe o quanto é importante manter o corpo hidratado, afinal, somos compostos por uma quantidade significativa de água. No verão os cuidados devem ser redobrados, principalmente, quando se trata das crianças.

Como já foi dito, o sol e a água são a cara do verão e qual criança não gosta de cair em uma bela piscina e ficar por lá brincando? Todas, não é mesmo? Os pais devem ficar atentos e hidratá-los para que a ação do sol não acelere os efeitos da falta de água no organismo. Portanto, providencie recursos para que as crianças tomem água constantemente, além de outras bebidas como sucos naturais e, claro, água de coco.

6. Não se esqueça que a segurança vem em primeiro lugar

Por mais que você seja um pai ou mãe cuidadoso, é importante redobrar a atenção durante as férias. Não fique longe dos seus filhos e oriente-os para que eles estejam em locais onde você possa facilmente localizá-los. Além disso, não deixe que estranhos tenham contato com os pequenos e nem que ofereçam doces ou quaisquer outras coisas a eles.

Outra dica é o uso de plaquinhas com informações. Coloque nelas o seu nome e um número de telefone. Dessa forma, em casos de emergência, vai ser possível entrar em contato com você. Ninguém deve achar que algo ruim vai acontecer, mas quando se trata da segurança das crianças, todo cuidado é pouco!

7. Cuide da alimentação

Apesar das férias serem a época perfeita para seus filhos fazerem o que quiserem, existem alguns pontos dos quais você não pode abrir mão, e um deles é a alimentação. Comidas exóticas ou pesadas e doces em excesso podem fazer com que as crianças tenham dores de estômago, enjoos e diarreia.

Portanto, antes de oferecer qualquer alimento, certifique-se que ele não possua nenhum ingrediente que possa causar alergia no seu filho e fique atento ao nível de gordura e de açúcar.

Depois de todas essas informações fica claro que viajar com as crianças no verão não é apenas diversão, é também cuidado e atenção. Quanto mais os pais ficarem atentos às precauções indicadas, mais inesquecível será esse período.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a curtirem o melhor das férias de verão!

Download my app

 

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!