A proximidade do aniversário é sempre marcada pela euforia dos pequenos — e eles aproveitam o momento para dar asas à imaginação. O desenho e o personagem favoritos viram tema da festa e fantasia. A lista dos preparativos se transforma, num piscar de olhos, em uma lista de realização de sonhos.

Os pedidos são ótimos, em certa medida, porque acabam norteando cada escolha. Entretanto, existem coisas quem nem passam pela cabeça dos pequenos, mas que povoam os pensamentos de quem está na organização da festinha.

Uma delas é a lista de brincadeiras para entreter os pequenos.  Não se engane, ela é muito importante. Crianças ficam entediadas muito facilmente, e com o tédio vem o choro ou sono. Assim, entretê-las é fundamental.

Pensando nisso, separamos uma lista com 6 brincadeiras para festa infantil que vão animar seus pequenos convidados. Leia o post e confira nossas sugestões!

1 – Espaço dos bebês

Mantenha um espaço com um tapete de EVA, evitando o contato direto das crianças com o chão. Espalhe brinquedos lúdicos próprios para a idade: carrinhos, brinquedos de encaixe ou de montar, e, ainda, brinquedos com som, luz, ou movimento.

Evite brinquedos com peças ou partes pequenas. Nesse espaço, é preciso ter cuidado redobrado com a segurança. Mesmo que seu filho não seja mais um bebê, lembre-se da sua lista de convidados e da possibilidade de que os coleguinhas do seu filho tenham irmãozinhos.

Faixa etária: até 2 anos

2 – Piscina de bolinhas

A piscina é do agrado de todos (até mesmo dos adultos). Nela, as crianças costumam se soltar, e as brincadeiras variam entre “guerrinhas” e “mergulhos” — por si só, o brinquedo prende a atenção de todos. Embora seja algo dinâmico que não demande auxílio de um adulto, é importante que tenha um responsável pela supervisão do espaço.

O brinquedo pode ser encontrado em casas de festas e a montagem e desmontagem vêm inclusas na contratação.

Faixa etária: a partir dos 2 anos

3 – Amarelinha

Essa é uma das brincadeiras para festa infantil que, além de lúdica, é altamente instrutiva, pois ajuda a desenvolver noções de regra.

Para prepará-la, basta desenhar a famosa amarelinha no chão. É uma atividade que não gera qualquer custo e, como cada jogador passa por cerca de 6 ou 7 fases até o término de uma rodada, prende a atenção da criançada por bastante tempo.

Faixa etária: a partir de 4 anos

4 –  Vivo ou morto

Essa brincadeira não exige planejamento. No momento da festa, reúna as crianças e escolha uma delas para ficar de pé e comandar a brincadeira.  Ela dará  dois comandos – vivo e morto – aos participantes. Ao escutar a palavra “vivo”, todos devem ficar de pé. Ao escutar a palavra “morto”, todos se abaixam. Quem erra a execução do comando, sai do jogo. O participante que restar é o vencedor.

Não há necessidade de qualquer investimento financeiro e a diversão é garantida!

Faixa etária:  todas as idades

5 – Teatro de fantoches

Essa é uma atividade que envolve todos os convidados, tanto os adultos como as crianças. É interessante que, além de um pequeno cenário com bonecos próprios à brincadeira, estejam disponíveis alguns livros de historinhas. Assim, os pais podem se envolver na brincadeira, mesmo sem qualquer planejamento. Tente separar histórias de no máximo dez minutos e que envolva as crianças. A interação dos personagens com as crianças estimula a participação e prende a atenção dos pequenos.

Todo o material necessário pode ser encontrado em lojas de brinquedos e casas de festas e fantasias.

Faixa etária:  todas as idades

Planejar brincadeiras para festa infantil não é um bicho de sete cabeças. Pense no espaço disponível, em suas preferências, disponibilidade de investimento e solte a imaginação. Apenas tenha sempre em mente que o espaço deve proporcionar diversão para o aniversariante e o restante da criançada.

E você, tem alguma sugestão de brincadeira para compor essa lista? Comente aqui e compartilhe com a gente!

Baixe também nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store e Google Play

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!