A maioria das pessoas atualmente tem o dia a dia corrido. Entre trabalho, cuidados com a saúde, compromissos familiares, estudos e atividades do lar, muitas vezes não sobra tempo para os filhos.

Aproveitar momentos com eles é fundamental para melhorar a relação, pois os torna mais seguros e disciplinados para estabelecer o diálogo. Entretanto, nem sempre é fácil conseguir, mas não é preciso parar de trabalhar ou deixar outros compromissos de lado.

Neste post, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir dedicar mais tempo para os filhos. Confira!

1. Conversar com eles depois do trabalho

É comum as pessoas chegarem em casa tão cansadas do trabalho, que ligam a televisão ou vão logo descansar sozinhas. Em vez de fazer isso, tome um banho, converse com seus filhos. Pergunte a eles como foi seu dia, como anda a escola e esteja pronto para ouvi-los.

2. Fazer as refeições em família

Tomar café da manhã, almoçar e jantar juntos é uma boa dica para aproveitar o tempo em família. Muitas vezes, as pessoas chegam em casa, pedem um delivery e cada um come no seu quarto, perdendo uma oportunidade de confraternização.

Preparem as refeições juntos. Dividam as tarefas e coloquem cada um responsável por uma pequena função. De fato, preparar refeições em família, escolhendo bem os alimentos, pode fazer o seu filho comer melhor. Além disso, é uma ótima oportunidade de ensinar sobre o trabalho em equipe e a cumprir responsabilidades.

3. Eleger um dia da família

Reserve um dia na semana para fazer atividades em família: Maratonar filmes ou séries, ir ao cinema ou parque juntos ou fazer um passeio em algum ponto turístico da cidade. Apesar desse dia exclusivo, não deixe de diariamente reservar um pequeno momento para os familiares.

4. Adaptar o trabalho ao tempo para os filhos

Nem sempre é possível, mas adotar uma jornada de trabalho mais flexibilizada pode resultar em mais tempo com os filhos. Trabalhar em home office, por exemplo, é uma boa ideia, tomando cuidado para não gastar mais tempo trabalhando, do que se estivesse fazendo isso fora de casa.

5. Ficar off-line

Às vezes, as pessoas perdem muito tempo que poderia ser aproveitado em família checando redes sociais e atendendo a telefonemas. Desligue o celular, saia da internet. Dedique-se mais a ouvir, observar e estar com os filhos do que mexendo em um aparelho eletrônico.

6. Ajudá-los com as tarefas escolares

Olhe a agenda dos seus filhos, veja quais são as tarefas de casa e os oriente. Além de acompanhar mais de perto o seu desenvolvimento escolar, eles vão desenvolver mais confiança em você e até se dedicar mais à escola.

Dedicar mais tempo para os filhos pode evitar uma série de problemas futuros para eles, como angústia, sensação de solidão e problemas comportamentais. Ninguém pode simplesmente mudar o ritmo do tempo, mas, com organização e seguindo passos simples, é possível ter mais horas livres.

Você faz algum desses passos ou tem alguma outra ideia que ajuda a dedicar mais tempo para os filhos? Deixe um comentário!

Download my app

 

Assine nossaNewsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!