A maternidade é mesmo uma grande transformação na vida de uma mulher. Ela jamais voltará a ser o que era antes da gravidez, afinal esse processo envolve profundas mudanças de ordem física, psíquica e emocional.

E por ser carregado de tantas mudanças e transformações, é que esse período costuma ser repleto de muita ansiedade também. Se você está passando por essa fase ou apenas pensando nessa possibilidade, saiba que a leitura do nosso artigo vai ser muito útil.

Listamos algumas dicas valiosas para ajudar a mãe de primeira viagem a lidar com a ansiedade tão comum nesse período. Isso tudo, é claro, para que essa etapa seja cercada de muito amor, carinho, tranquilidade e muita segurança também. Confira!

Mantenha sua saúde em dia — e a do seu bebê também!

Metamorfose. Essa é a palavra que descreve com precisão o que se passa no corpo da mulher durante o período da gestação. E saiba que essa metamorfose é mesmo muito profunda: os hormônios mudam a todo instante.

Justamente por ser um período de profundas alterações é que os cuidados com a saúde não podem ser relegados a segundo plano de jeito nenhum! Por isso, é indispensável cuidar muito bem da alimentação. Evite alimentos gordurosos e refrigerantes, bebidas alcoólicas e cigarro também devem sumir do seu dia a dia, pelo bem da sua saúde e a do seu bebê.

Exercícios físicos também são muito recomendados, mas tudo de acordo com o nível de atividade física que você já tinha antes da gravidez e com o ritmo da sua gravidez. Hidroginástica e yoga são duas excelentes opções: essas atividades são extremamente relaxantes e auxiliam no combate da ansiedade típica da gravidez.

Em todos os casos, é indispensável consultar o seu obstetra para que ele te oriente quanto à atividade física mais adequada para você.

Não descuide da beleza

O seu corpo todo muda durante a gravidez — e pode até ser que a mãe de primeira viagem se espante com isso. Os seios aumentam se preparando para a amamentação, a barriga se expande para abrigar o bebê, você tende a ficar inchada em função de alterações na circulação. Enfim, a bagunça é generalizada!

Em decorrência dessas alterações, alguns indesejados efeitos colaterais podem aparecer. É o caso das temidas estrias — algumas mulheres adquirem estrias nesse período, em razão da pele ser esticada. Para evitar e retardar ao máximo o aparecimento dessa inimiga da beleza feminina, o ideal é usar bastante óleo de amêndoas ou de semente de uva.

A pele também pode ficar mais ressacada ou oleosa em função das mudanças hormonais. Consulte sua dermatologista: ela fará uma boa avaliação e recomendará os hidratantes mais indicados, já que algumas substâncias podem ser prejudiciais à saúde do seu bebê.

E um cuidado que também não pode faltar é a proteção contra os efeitos do sol. É muito comum o aparecimento de manchas durante a gravidez, principalmente na face. Consulte também o seu dermatologista para descobrir qual o protetor solar recomendado para você.

Organize-se e evite imprevistos

Organização é praticamente questão de sobrevivência na gravidez. Se você não é lá muito organizada, trate de mudar essa realidade e deixe tudo bem planejado e estruturado, pois, afinal de contas, a partir de agora, além de cuidar de você mesma, terá que cuidar de um pequenino bebê.

Não deixe para tomar as devidas providências em cima da hora: decida-se sobre a decoração do quarto o mais cedo possível; compre o enxoval logo nos primeiros meses da gestação; faça um bom chá de fraldas; e deixe a mala da maternidade pronta com bastante antecedência. E não se esqueça de ir logo procurando uma boa babá para te auxiliar — essas providências vão te ajudar a evitar o stress nesse período.

O que importa mesmo nessa etapa tão particular na vida da mulher é enfrentar as situações com calma, tranquilidade e paciência. A futura mamãe vai ter que lidar com uma série de mudanças e acontecimentos pelos quais nunca passou na vida. Por isso, a dica mais importante é: respire fundo e fique tranquila, pois tudo dará certo!

E aí, gostou do nosso post? Você, mãe de primeira viagem, está pronta para encarar o desafio da maternidade? Compartilhe conosco a sua experiência, deixando um comentário abaixo!

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store ou Google Play