Por que contratar uma babysitter profissional formada em pedagogia?

by — Posted in Educação Infantil on 16/05/2017

Muitas dúvidas surgem quando se trata da escolha da pessoa que vai cuidar de filhos. Essa decisão é um passo muito importante e deve ser tomada com cuidado, para que não ocorram problemas futuros. Uma opção muito vantajosa é contratar uma babysitter formada em pedagogia.

Com todas as atribuições do dia a dia, nem sempre é possível se dedicar integralmente ao cuidado e educação dos filhos.

Pode ser que pais não tenham muito tempo para cuidar de si mesmos e de outras relações também importantes na sua vida. Com o objetivo de auxiliar nesse processo, selecionamos algumas vantagens em contratar uma babá profissional, formada em pedagogia. Acompanhe!

Qual é a diferença entre babá tradicional e babysitter?

Primeiro, é importante fazer a distinção entre uma babá tradicional e uma babysitter.

A babá é aquela pessoa contratada para trabalhar, diariamente, na casa da família. Ela possui carteira assinada, além dos benefícios assegurados pela família contratante, e realiza as atividades que normalmente seriam desempenhadas pelos pais.

Em outras palavras, a babá tradicional pode:

  • realizar tarefas domésticas;
  • preparar e fornecer alimentação para as crianças;
  • cuidar da higiene das crianças;
  • cuidar da organização do ambiente no qual a criança fica;
  • colocar a criança para dormir;
  • acompanhar o dever de casa;
  • realizar atividades recreativas com a criança;
  • em alguns casos, levar a criança à escola ou a outras atividades (parque, aula particular, natação, dança, etc.).

De modo geral, boas babás possuem conhecimentos técnicos para cuidar da criança (relativos à saúde, educação, higiene) e normalmente desempenham suas funções conforme a orientação dos pais, seguindo a rotina de tarefas indicadas para que o dia a dia da criança ocorra como se os pais estivessem presentes.

Já a babysitter, conceito emprestado dos Estados Unidos, é contratada para curtos períodos de tempo, trabalham em horários flexíveis e não possuem vínculo empregatício.

Ela pode ter diversas formações (relativas ou não ao desenvolvimento infantil), contudo, possuem experiência comprovada para desempenhar suas funções (fator exigido por muitas empresas de qualidade que terceirizam o serviço).

A babysitter exerce algumas funções também realizadas pelas babás (como cuidar e brincar, auxiliar nas tarefas imediatas e suprir as necessidades emocionais da criança, enquanto os pais estão fora). No entanto, é comum que as tarefas domésticas sejam realizadas pela empregada doméstica, diarista, ou até mesmo, pela babá ou pais da criança.

Em resumo, as grandes diferenças entre ambas as profissionais envolvem o vínculo empregatício (que existe somente para a babá), o período de trabalho (reduzido para a babysitter) e o fato de que o foco da babysitter é atentar-se para os cuidados básicos da criança, sendo os afazeres domésticos realizados por outros profissionais.

O que faz um pedagogo na posição de babysitter?

O profissional formado em pedagogia é um especialista em educação e atua em processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, ele contribui qualitativamente para essa relação e fortalece a construção do conhecimento da criança em vários aspectos (sociológico, educacional, psicológico, etc).

O pedagogo pode atuar em diversas áreas (tanto educacionais como não-educacionais), como, por exemplo: escolas, hospitais, creches, empresas, entre outros.

Quais são as vantagens de contratar uma babysitter formada em pedagogia?

Existem inúmeras vantagens na contratação de uma babysitter profissional no lugar de uma babá tradicional. Por meio da sua formação em pedagogia, essas babysitters são especialistas em educação, possuem um vasto conhecimento sobre atividades lúdicas, entendem sobre o desenvolvimento humano, são pessoas didáticas, entre outros.

A pedagogia e as atividades lúdicas

Uma babá formada em pedagogia possui um amplo repertório para a realização de atividades lúdicas com as crianças.

Muitas disciplinas ofertadas no curso de pedagogia auxiliam as crianças no desenvolvimento mais dinâmico (como artes, educação e tecnologia, psicologia da aprendizagem, literatura infantil, recreação, jogos, psicopedagogia, entre outros).

Tais atividades são muito importantes para a estimulação do desenvolvimento do lado sensorial, da socialização e da criatividade, além de proporcionar momentos divertidos no aprendizado infantil.

A atividade lúdica promove também o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para a escolarização, como a atenção, a criatividade, a memória e a imaginação. Assim, a criança acaba se envolvendo mais nas atividades escolares, o que permite que ela se desenvolva cognitivamente e emocionalmente.

A pedagogia e o desenvolvimento infantil

O profissional de pedagogia possui muitas instruções na área do desenvolvimento humano. Assim, ao utilizar os conhecimentos sobre as diversas áreas responsáveis pelo desenvolvimento infantil, como o motor, a linguagem, a cognição e a socialização, a babysitter profissional será capaz de estimular o desenvolvimento dessas esferas.

A didática da pedagogia

A comunicação com as crianças nem sempre se dá de uma maneira fácil. Nesse cenário, o pedagogo aprende, na sua formação, a se comunicar de forma eficiente com a criança e a lidar com a totalidade desse universo. Assim, essas profissionais são capazes de orientar e ensinar novos comportamentos.

Por exemplo, em uma família com duas crianças pequenas, podemos imaginar a seguinte situação: um dos irmãos toma um brinquedo da mão da outra criança. Frente a essa situação, algumas pessoas tenderiam a gritar com a criança, a tirar o brinquedo da sua mão e devolver para a outra criança. Com essa atitude, o comportamento da criança, de pegar um brinquedo “sem pedir”, seria reforçado e, além disso, ela estaria sendo habituada a lidar de forma agressiva.

Usando os seus conhecimentos, a babysitter teria condições de intervir de forma adequada, a fim de solucionar essa questão e, ao mesmo tempo, educar a criança.

A pedagogia e o direcionamento da educação conforme o perfil da criança

Durante a formação em Pedagogia, o aluno é ensinado sobre o desenvolvimento infantil em todas as suas fases e características.

Uma criança que está em processo de alfabetização, por exemplo, demandará atividades diferentes para estimulação, em comparação a uma criança de 10 anos de idade.

Da mesma maneira, crianças que possuem condições específicas (como aquelas portadoras de deficiência física, visual, com distúrbios de aprendizagem, TDAH) deverão ser estimuladas de maneiras específicas para obterem o desempenho esperado em atividades diversas.

A pedagogia e o acompanhamento educacional das crianças

O pedagogo é instruído para ministrar aulas de todas as áreas do conhecimento para crianças do Ensino Fundamental 1 e, por isso, ter o auxílio de uma babysitter formada em pedagogia é extremamente importante para o acompanhamento do que está sendo ensinado para a criança na escola.

Assim, a babysitter consegue desenvolver tanto as suas funções em relação aos cuidados básicos e emocionais da criança, como pode também ser uma fonte de informação importante quando a criança estiver realizando as suas tarefas escolares.

Hoje apresentamos as inúmeras vantagens na contratação de uma babysitter profissional formada em pedagogia. Além disso, ao optar por essa profissional, os pais terão a oportunidade de aprender diversas dicas e receber muitas orientações de estímulo do desenvolvimento e de atividades lúdicas para as crianças!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens de uma babysitter formada em pedagogia, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros conteúdos como este!

Download my app

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *