Muito além que babás

“Testamos o modelo e ficamos muito satisfeitos com os resultados e os comentários de quem usou o serviço. Então partimos para o desenvolvimento do aplicativo. Nossa desenvolvedora, que também é mãe, tem um filho com necessidades especiais e levantou outra questão: ela não contrataria uma professora, pois precisa de uma enfermeira para ajudá-la com o filho. A partir desse feedback, passamos a buscar também enfermeiras para nosso pool de profissionais. Hoje, na Click Babá temos professoras e enfermeiras que têm experiência com crianças e trabalham como babysitters.”

Seleção rigorosa

“Há um extenso processo de aprovação, seleção e treinamento. Checamos a vida das candidatas, fazemos entrevistas, verificamos as competências, fazemos uma série de testes e treinamentos. Eu desenhei e comando pessoalmente esse processo, com base na minha experiência como psicóloga e atuação de mais 20 anos no setor de RH. Para você ter uma ideia do rigor que temos, a taxa de aprovação das candidatas é de menos de 2%.”
Barreira cultural
“No início, tivemos que trabalhar uma questão cultural: é curioso que as pessoas sintam-se mais seguras contratando numa agência, por telefone, do que pelo aplicativo, um meio no qual você escolhe a babysitter, vê o perfil dela, lê a avaliação de outros pais… Com uma agência, geralmente você só vai conhecer a pessoa que enviaram e saber se gosta dela ou não quando ela chegar na sua casa! O que a gente faz é completamente diferente. Além dos nosso trabalho rigoroso de curadoria, o pai e mãe escolhem a profissional. Eles selecionam a que acharem melhor de acordo com o perfil e as avaliações que ela recebeu. Logo ao entrar no aplicativo, a pessoa consegue ver as cinco melhores babysitters mais próximas a ela geograficamente, além das avaliações e especialidades, como treinamento de primeiros socorros e experiências com deficientes físicos, por exemplo.”

O PayPal como parceiro do sucesso

“Se não fosse a relação que construímos com o PayPal, não chegaríamos onde estamos. Nosso contato iniciou ainda na fase de desenvolvimento do aplicativo. Pesquisamos vários meios de pagamento e começamos a conversar com o PayPal sobre como gostaríamos de funcionar. O PayPal foi o único no Brasil que se mostrou disposto a discutir algumas peculiaridades que tínhamos no nosso negócio e das quais não abríamos mão. Por exemplo: quando o usuário vai efetuar o pagamento do serviço prestado pela babysitter, o montante correspondente ao trabalho dela vai diretamente para a profissional, sem passar pela Click Babá. É uma forma de pagamento muito transparente: o pai sabe exatamente quanto ele está pagando para a babysitter e para o Click Babá. Na época, há quase dois anos, ninguém no mercado brasileiro tinha disposição ou conhecimento para fazer.”
“O PayPal topou o desafio e desenvolvemos juntos essa solução de pagamento em nosso aplicativo! A disposição do time do PayPal em realmente querer ajudar a gente e personalizar de acordo com nosso modelo de negócio foi super importante para a Click Babá.”

 Os próximos passos

“Já estamos em processo de seleção de profissionais em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades nas quais pretendemos entrar até o final de 2017. Em médio prazo, a meta é atender todas as grandes capitais do Brasil e cidades com volume significativo, como Campinas, por exemplo. Além de trazer novos serviços voltados aos cuidados com as crianças.”
Eduardo Burckhardt, Editor Blog PayPal BR & Latam