Interagir com outras pessoas é uma questão básica para que possamos aprender a lidar com o mundo. É a partir do relacionamento com os outros que conseguimos nos virar sozinhos, melhorar a comunicação e nos posicionar diante dos demais. Por isso, a socialização infantil é tão importante. Quando uma criança é colocada para interagir com outras pessoas, além de seus pais, em um ambiente diferente, os benefícios conquistados são vários.

Como os pais podem estimular a interação com outras pessoas

Apesar de serem os primeiros a ter convivência com os pequenos, os pais precisam saber que o círculo social não deve ser restringido ao ambiente familiar durante a infância. É importante que as crianças se distanciem de seus pais em alguns períodos ao longo do dia.

Um dos benefícios de deixar que elas se relacionem com uma babá, por exemplo, é que a criança vai aprender a se comunicar com estranhos, se tornando menos tímida durante seu crescimento. Assim, os pais auxiliam no desenvolvimento dos filhos, além de fazer com que sobre mais tempo para cuidar de questões pessoais e profissionais.

Deixar que a criança tenha autonomia para estabelecer as próprias relações auxilia em sua percepção do mundo, fazendo com que ela tenha uma melhor capacidade de comunicação e raciocínio. Portanto, é importante proporcionar momentos de convivência com colegas, professores e babás, por exemplo.

A socialização infantil nos primeiros anos de vida

Para compreender como a socialização afeta o desenvolvimento, é preciso entender as fases pelas quais a criança passa, que podem ser divididas por idades. No primeiro ano de vida, todas as atividades realizadas pelo bebê dizem respeito ao desenvolvimento social e o maior interesse deles nessa etapa é se relacionar com outras crianças. Trata-se de uma fase de curiosidade, em que a percepção começa a aparecer.

Entre o primeiro aniversário e os 18 meses, desenvolve-se um brincar mais coordenado, em que a criança precisa imitar outras pessoas para desenvolver seus movimentos e as primeiras palavras. Por isso, é importante que ela conviva com diferentes pessoas, para que sua identidade possa ser formada.

Até os três anos de idade, o processo de imitar deixa de ser o principal modo de expressão e a autonomia começa a aparecer. É nessa fase que a criança começa a identificar quem ela deseja por perto e responder às emoções dos outros com maior expressividade. Nesse momento, é importante que ela já esteja na escola e conviva com educadores e colegas.

Benefícios da interação ao longo dos anos

A partir dos quatro anos de idade, o pensamento já é concreto. Nessa fase, já é possível reconhecer que as outras pessoas têm suas próprias intenções e pontos de vista. Ao conviver com tanta gente diferente, elas começam a perceber que é importante ter suas próprias opiniões. Nesse momento, é importante que os pais mantenham diálogo para ajudar a identificar o que é certo, além de garantir que elas não se tornem “donas da verdade”, discordando de todos.

Os amigos na escola são importantíssimos para criar uma rede de relacionamentos, fazendo com que eles desenvolvam sua identidade e mostrem suas preferências. Com a consciência de que é normal ser diferente, a socialização se torna mais fácil e as chances de se tornar uma pessoa confiante só aumentam.

Os resultados obtidos por pais e filhos

Você já deve ter percebido que é necessário deixar que os filhos fiquem longe dos pais em alguns momentos. Uma criança que sabe se relacionar com outras pessoas se torna mais independente e confiante. Mas lembre-se de manter o contato e carinho diários, além de ser o principal responsável pela educação de seu filho.

Os benefícios obtidos são a facilidade em aprender novas coisas, a perda do medo em desempenhar atividades por conta própria e ainda há vantagens até para a saúde da criança. Afinal, a socialização infantil diminui as chances de que a criança sofra bullying ou desenvolva algum tipo de complexo, tão comum nos dias de hoje.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto “socialização infantil”, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com a gente!

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store ou Google Play