• Fale conosco atendimento@clickbaba.com

Entenda a diferença entre uma babá e uma babysitter

Entenda a diferença entre uma babá e uma babysitter

Com tantas mudanças no mercado de trabalho e na economia, as famílias brasileiras contam hoje com modelos cada vez mais dinâmicos e modernos para cuidar da casa. Quem tem filhos sabe o quanto pode ser difícil achar alguém de confiança para poder sair para trabalhar ou se divertir. A estrutura antiga, que contava com vários profissionais auxiliares dentro de casa, deu lugar a rede de serviços sobre demanda, baseados na economia e na necessidade em cada situação. Neste artigo, vamos ver as principais diferenças entre o modelo tradicional de babá e as babysitters atuais.

Rotina x demanda

A babá é aquela quem trabalha diariamente na casa da família, auxiliando nas tarefas domésticas relativas ao bebê, cuidando e brincando com a criança. A babá chega e sai da casa no mesmo horário diariamente, tendo carteira assinada e todos os benefícios assegurados pela família. As babysitters funcionam de acordo com a demanda da família, podendo trabalhar em horários diferentes, inclusive fora do período comercial. O pagamento é feito por serviço, segundo o acordo entre as partes. A babysitter não possui vínculo trabalhista com a família e pode trabalhar por rotatividade.

Quais são as responsabilidades de cada uma?

Como braço direito dos pais, a babá age em todas as tarefas que seriam desempenhadas pelos pais. Faz o dever de casa, controla os remédios, cuida da higiene e da saúde das crianças. Também deve ter um tempo para brincar e passear com a criança. Em alguns casos, a babá também pode levar na escolinha ou em atividades extracurriculares, como natação ou música. Já as babysitters ficam com as crianças geralmente por um período curto de tempo, e desempenham as tarefas segundo a rotina e necessidade da criança. A babysitter deve brincar e entreter a criança quando os pais estão fora, mas também dando suporte emocional e ajudando nas tarefas como escovar os dentes, fazer as refeições nos horários, etc.

Babysitter ajuda nas atividades domésticas?

Geralmente as tarefas de casa são desempenhadas pela empregada doméstica ou pelos pais. As babás podem ficar responsáveis por fazer a comida da criança, cuidar da higienização de suas roupas e da organização dos brinquedos. As babysitters despendem mais atenção à criança, não ficando responsável por nenhuma tarefa ligada à rotina da casa.

Qual a diferença de formação entre babá e babysitter?

As boas babás possuem formação ligada à educação, saúde, cuidados higiênicos e pedagógicos das crianças. Esta pode se dar através de cursos, palestras ou pelo histórico de experiências com outras famílias. Elas precisam estar preparadas para dar suporte estrutura e afetivo para as crianças, geralmente suprindo a lacuna em caso de ausência dos pais. Babysitters podem ter diversas formações, nem sempre ligadas ao desenvolvimento infantil. Porém devem ter experiência, comprovando responsabilidade e compromisso na hora de cuidar dos filhos. A referência é muito importante em qualquer um dos dois casos, por isso utilize sempre indicações e empresas de confiança.

Como sei se preciso de babá ou babysitter?

As famílias com poucos filhos, que gostam de viajar e apostam em uma estrutura familiar mais próxima, tende a optar pelas babysitters em sua escolha. Por não possuir vínculo empregatício e também por terem mobilidade de horário, as babysitters oferecem o serviço ideal de acordo com a demanda. É usual em grandes famílias a prefência por uma babá, principalmente as quais os pais trabalham fora todos os dias com horários mais rígidos.

A preferência entre babá e babysitter, no entanto, será aquela que mais se encaixa na necessidade da família.

Você que procurar por uma babá, publique sua vaga aqui.

Caso você procure por uma babysitter pre-qualificada, você poderá encontra-lá na ClickSitter.

Assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades de tudo o que é relacionado ao cuidado dos filhos!

Equipe Click Babá

17 comentários

  1. […] de lado a carreira. Mas, além de muita disciplina, muitas vezes, elas precisam da ajuda de uma babysitter — uma profissional que trabalha exclusivamente auxiliando a família a cuidar das […]

  2. Adriana
    disse:

    Gostaria muito de ser uma Babysitter .

  3. Olá Adriana,

    Visite nosso website. https://www.clickbaba.com

    Abraço

  4. Fabiana Bittencourt
    disse:

    Qual o custo do serviço? É feito o cálculo por hora?

    • Olá Fabiana, tudo bem?
      Primeiramente obrigado pelo interesse em nossa rede de confiança.
      Nosso modelo de negócio é diferente do modelo tradicional, não somos uma agência. Somos uma empresa de internet e selecionamos de maneira criteriosa pedagogas e enfermeiras que queiram renda extra. Essas profissionais atendem as necessidades pontuais dos pais em atendimento por hora.
      Não há uma tabela de preço. As babysitters determinam seu preço e enviam via aplicativo para os pais. Os valores variam conforme:
      – Dia e horário;
      – Local
      – Quantidade e idade das crianças.
      As propostas tem variado entre R$20/hora e R$35/hora.
      Espero ter sanado sua dúvida e estou a disposição.
      Abraço

  5. Cyntia
    disse:

    Estou no site, e não há link para cadastro.
    Já naveguei de outros aparelhos mas não consegui.

  6. […] Primeiro, é importante fazer a distinção entre uma babá tradicional e uma babysitter. […]

  7. […] dar atenção aos filhos ou resolver os imprevistos normais que costumam surgir. Nesses momentos, contratar uma babysitter pode ser a melhor […]

  8. […] Depois de conhecer um pouco mais sobre a formação da personalidade de uma criança, você já consegue perceber quais são as obrigações dos pais, entende que é importante tirar momentos para estimular o desenvolvimento com novas brincadeiras e atividades pedagógicas e sabe quais atividades podem ser desempenhadas por outras pessoas, como o pai, a avó, uma babá ou uma babysitter. […]

  9. […] de lado a carreira. Mas, além de muita disciplina, muitas vezes, elas precisam da ajuda de uma babysitter — uma profissional que trabalha exclusivamente auxiliando a família a cuidar das […]

  10. Leticia
    disse:

    Oi, Sou Leticia e tenho 19 anos
    Sempre quis ser babysitter, mas a unica experiência que eu tenho com crianças, são as da minha familia. Na verdade eu que sempre me ofereço para cuidar das minhas priminhas, e eu adoro
    Esse ano eu pretendo fazer intercâmbio, e mais para frente fazer o Au Pair e em ambos, trabalhar com crianças

    • Equipe Click Babá
      disse:

      Olá Leticia,
      Tudo bem? Que bacana e parabéns pela iniciativa do intercâmbio. Será uma oportunidade incrível.

      Bom, você pode se cadastrar e fazer o processo de habilitação para ser babysitter pela Click Babá, acesse nosso website e clique em Quero ser uma babysitter.

      Abraços,

  11. […] Quando eu comecei o projeto da Click Babá (4 anos) atrás, eu não queria uma babá, eu queria uma babysitter. Duas profissionais completamente diferentes, na minha opinião e experiência como mãe e empreendedora, e você sabe a diferença entre elas? Descubra clicando aqui. […]

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.