Infelizmente o ano de 2017 não será fácil para uma grande parcela dos brasileiros.

Mesmo que consiga manter o emprego no próximo ano, o aumento do custo de diversos itens do dia-a-dia vai, invariavelmente, se chocar com a manutenção ou até a redução da renda de cada um. A expectativa é que o desemprego continue a crescer, pelo menos no primeiro semestre do próximo ano. E esta tendência só complica a situação de quem está em busca de uma vaga de trabalho.

Neste contexto, uma nova geração de startups tem sido uma boa alternativa para complementar ou mesmo ser a principal fonte de renda para um número crescente de pessoas. A Uber tem sido um bom exemplo, não só pela qualidade do serviço prestado, mas também por criar um novo mercado de prestadores e consumidores de serviços oferecidos diretamente de pessoas para pessoas sem laços anteriores de relacionamento.

Nesta nova abordagem de negócios que geram renda para milhares de pessoas, o que vale é a reputação obtida por quem presta um serviço de excelente qualidade de forma recorrente. Assim, se você for uma pessoa séria e realmente comprometida em prestar um serviço de alta qualidade, as startups apresentadas a seguir podem ser muito úteis para aumentar a sua renda no próximo ano.

1. Click Babá
Nos Estados Unidos é muito comum vizinhos ou pessoas que moram próximas ganhando algum dinheiro trabalhando como babás em residências da região. No Brasil, isto é menos comum. O Click Babá quer mudar isto facilitando o trabalho dos país em encontrar uma babá de confiança e, de preferência, que resida bem próximo, principalmente para o caso das emergências de última hora.

 

Download my app

 

2. AirbNb
Se tiver, pelo menos, um cantinho para receber um hóspede na sua casa, deveria, pelo menos, conhecer o Airbnb. Perceberá que há espaços muito parecidos com o que você tem. A única diferença é que o site manda o seu pessoal para o local para tirar fotos mais bacanas. Muitos já perceberam que o Airbnb é um excelente negócio a ponto de alugar imóveis somente para disponibilizá-los desta forma.

3. Apptite
Todo mundo tem uma receita que se orgulha, mesmo que seja um ovo frito. No Apptite você monta seu mini restaurante delivery na sua casa com os pratos que melhor cozinha e vende para sua vizinhança. E mesmo quem diz que não sabe cozinhar, se treinar, vai conseguir fazer a melhor feijoada light da região e em poucos dias já estará cheio de orgulho com o sucesso no bairro.

4. Carlicity
Se tem um automóvel, talvez já tenha pensado em ganhar dinheiro com o Uber, Cabify ou 99Top. Mas no Carlicity é possível transformar o seu veículo em um outdoor ambulante e ganhar dinheiro com isso. Talvez o carro não fique exatamente bonito, mas pagando bem, que mal tem?

5. Casa e Café
O Casa e Café é a maior plataforma de trabalhos domésticos do Brasil. Pode ser uma boa opção para quem tem interesse em gerar renda atuando como diarista, faxineira, cozinheira, motorista, entre tantas opções que o serviço oferece.

6. DogHero
Todos sabem que o mercado de animais de estimação vem crescendo muito, apesar da crise. Com isto também aumenta a demanda por cuidadores e locais que recebam estes animais no caso de viagem dos donos. Se gosta de pets, não só vai ganhar dinheiro com o DogHero, mas também vai se divertir muito.

7. Elo7
Se tem algum talento com trabalhos manuais e artesanatos e ainda não conhece o Elo7, está perdendo tempo. O site conecta artistas e artesões com quem precisa comprar algo diferente para si, um presente mais pessoal, lembrancinhas para algum evento ou mesmo brindes bacanas para os clientes da empresa.

8. Eu Entrego
Ideia mais simples não há. O EuEntrego conecta pessoas e empresas que precisam que algo seja entregue ou retirado com pessoas dispostas a fazer este serviço. Assim, qualquer um pode ganhar dinheiro se tornando um mini negócio de entregas expressas.

9. Get Ninjas
Apesar do GetNinjas oferecer serviços residenciais e de assistência técnica, o site também permite que profissionais com carreira executiva também aumentem sua renda por meio de serviços de consultorias, aulas e projetos.

10. Quem cuida
Além de oferecer opções para aumentar a renda sendo babá, o Quem Cuida também oferece uma opção de geração de renda cuja demanda vem crescendo fortemente nos últimos anos: cuidador de idoso. Se já tiver ou buscar capacitação nesta área, a chance de ser contratado quase que imediatamente é muito alta.

Sei que 2016 não foi um ano fácil e que o próximo ainda será muito difícil. Mas apesar de tudo o que temos observando com as corrupções, atrocidades e irracionalidades, é preciso continuar a caminhada, trabalhando muito e fazendo o que for possível para vivermos bem fazendo bem o bem.

Boas festas!

Marcelo Nakagawa é Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper

Post Original: http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/10-startups-que-podem-ajudar-a-aumentar-a-sua-renda-em-2017/