A partir dos seis meses de idade, o bebê já possui capacidade para aprender comportamentos e imitar gestos. Aos dois anos, com a coordenação motora fina já desenvolvida e o equilíbrio postural mais firme, ele consegue aprender novas habilidades, assim como verbalizar os acontecimentos.

O aprendizado refere-se à mudança de comportamento frente a um estímulo novo. Esse processo cerebral envolve muitas conexões sinápticas que podem ser duradouras ou transitórias. Para que as informações tornem-se duradouras, é preciso estímulos que podem ser sensoriais, cognitivos ou ambos. Por isso, quanto mais cedo estimular a criança, menor será a dificuldade ou o desinteresse dela por conteúdos no futuro.

A educação infantil envolve as etapas de aquisição e consolidação das informações e participação expressiva dos pais na estimulação para fortalecimento das estruturas neurais. Conheça, a seguir, 6 dicas para despertar o interesse do seu filho desde cedo.

Promova atividades lúdicas

Músicas, atividades pedagógicas, massinhas de modelar, pintura livre, jogos educativos: todas essas atividades estimulam a criatividade, melhoram o raciocínio lógico e exploram o mundo da imaginação.

Essas atividades focalizam a atenção, a percepção e a concentração, e ajudam seu filho nas atividades escolares.

Leia ou conte uma história para seu filho

Crie o hábito de ler para seu filho antes de dormir. Essa atividade aprimora o processamento cognitivo, desenvolve o vocabulário, apresenta conceitos sobre comportamentos sociais e lições sobre temas diversos.

Esse hábito pode garantir um leitor curioso no futuro e um escritor em potencial.

Utilize a matemática no supermercado

Se o seu filho já sabe as principais operações matemáticas, é importante mostrar a sua funcionalidade. Comece com atitudes simples, como solicitar ao seu filho que escolha 5 maçãs, 3 bananas e 2 tomates quando vocês foram ao supermercado. Essa prática estimula não só a matemática, mas também proporciona noções preciosas sobre economia.

Outro exemplo é pedir ao seu filho para identificar o valor das notas e a quantidade de pacotes de biscoito que você conseguiria comprar com aquele dinheiro. Faça isso quando estiver com mais tempo e, de quebra, aproveite esse momento de lazer com o seu filho.

Visite museus para ensinar história

Com o tempo, seu filho demonstrará as matérias que tem mais facilidade em aprender ou curiosidade em pesquisar sobre. Essa influência pode vir da escola, dos desenhos animados ou dos pais.

No caso da história, incentive essa esfera do conhecimento levando-o a um museu ou assistindo a filmes que relatam o cotidiano das pessoas que viveram em épocas diferentes.

Apresente, de forma objetiva, porém sem muitos detalhes mórbidos, as principais guerras, seus ideais e as justificativas para as atitudes dos ícones históricos.

Vá ao zoológico para mostrar a biologia

A aplicação dos ensinamentos em biologia na forma de atividades práticas beneficia o processamento de novas informações e cria um espírito de aventura. Um dos exemplos é a visitação a um museu de história natural ou ao zoológico. Com seu filho, mostre os mamíferos, as aves, os répteis e os hábitos de cada animal.

Ao final da visita, peça ao seu filho para comentar sobre o que mais gostou e faça ponderações a respeito da veracidade da informação relatada.

Não menospreze os anseios e as dificuldades da criança

As crianças percebem quando os pais não estão muito dispostos a dar atenção. Porém, é preciso se policiar, pois uma criança que não procura pelos pais para sanar suas dúvidas poderá se acomodar com os conhecimentos já adquiridos ou procurar outras fontes de conhecimento.

A educação infantil é uma etapa da vida da criança em que ela aprende por meio de fontes diversas: na escola, com os amiguinhos e na vida cotidiana com os pais. Por isso, valorize os comportamentos positivos de curiosidade e nunca menospreze os anseios e as dificuldades de aprendizagem. O apoio familiar é fundamental para incentivar os novos estudantes.

E então, gostou do texto? Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro dde outros conteúdos como este!

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas Apple Store ou Google Play